Não quero perder clientes. O que posso fazer?

Não perder clientes é uma das maiores preocupações dos empresários nos últimos dias e não há uma resposta ou fórmula mágica para manter os clientes comprando e a saúde dos negócios em dia. Mas, existem algumas estratégias e atitudes que podem ajudar a estreitar o relacionamento com seus clientes.

Vamos falar sob o ponto de vista da comunicação, que é a nossa área. Mas, este momento exige esforços em todas as esferas do negócio para que a sustentabilidade seja mantida até tudo isso passar.

Um equívoco em períodos de crise é achar que investimentos em comunicação e marketing devem ser reduzidos. É justamente em períodos adversos que as marcas devem investir para reforçar a sua imagem, não perder clientes e mantê-los informados e conectados.

Sugerimos que sejam utilizadas estratégias de atração do público por meio de conteúdos de qualidade, que sejam interessantes para seus clientes. A ideia é servir como fonte de informação qualificada e com credibilidade para seu público. Dessa forma, ao procurar por determinado assunto ou solução para um problema, o cliente encontrará a sua marca.

Como fazer isso? Liste quais problemas ou necessidades dos clientes seus produtos ou serviços podem resolver e quais conteúdos podem ser criados a partir daí. Comece produzindo para o seu site ou blog, invista também nas redes sociais e aposte na assessoria de imprensa, que fará com que você ou sua marca sejam notícias em jornais, revistas, portais de notícias, emissoras de rádio e televisão e ainda lhe ajudarão em ações com influenciadores digitais, meios com alta abrangência e credibilidade.

Na prática

Exemplo 1: você vende elásticos. Que tipo de produtos estão sendo mais utilizados neste período? Máscaras são um deles, especialmente as de tecido, feitas em casa. Então, planeje conteúdos ensinando como fazer máscaras caseiras, quais os melhores elásticos para se usar, como aplicar corretamente os elásticos, como calcular a quantidade necessária para cada máscara. Dê, ainda, moldes ao público, faça vídeos ensinando a fazer máscaras à mão, destaque a importância do elástico para o conforto e segurança da máscara. Com o auxílio de uma assessoria de imprensa, sugira aos veículos de comunicação falar sobre o mercado de elásticos, as ações que estão sendo adotadas na sua empresa, como o movimento em torno da produção de máscaras influenciou no seu negócio. 

Exemplo 2: você tem uma loja de roupas que ainda está com pouco público. Faça conteúdos em seu site, blog e redes sociais, que ensinem as pessoas a reutilizar o que já tem em casa, mostre tipos de roupas que são consideradas atemporais, combinações para modernizar estas peças clássicas, convide clientes a mostrar as roupas da sua loja que estão usando em casa, ensine que tipos de cores e modelos ficam bem em vídeo, já que muita gente está fazendo reuniões on-line por vídeo. Mostre as novidades que estão chegando e como elas podem ser combinadas com as peças clássicas que as pessoas já possuem em casa. Ofereça em suas redes sociais ou por e-mail marketing cupons de desconto, vale compras. Acione também a assessoria de imprensa para buscar espaço em programas de variedade para abordar estes temas em entrevistas na TV, por exemplo.

Seja útil e relevante

Independentemente do seu negócio, sugerimos que os esforços de comunicação neste momento sejam para atrair o público, criar ou reforçar o relacionamento. Seja útil e relevante para os seus clientes e também para os possíveis futuros clientes. Esteja presente para não perder clientes e ser lembrado como um parceiro importante quando tudo isso passar. 

Mantenha o seu site atualizado com conteúdos relevantes para que sua marca seja encontrada quando seus clientes procurarem por produtos ou serviços relacionados aos seus no Google.

Interaja

O diálogo com seus públicos é fundamental para se posicionar de forma positiva durante essa crise. Forneça informações e colha feedbacks também. Use seus canais com enquetes, por exemplo, para saber melhor como está a situação dos seus clientes e poder planejar melhor os conteúdos ou outras ações a serem tomadas. A comunicação é um dos melhores meios para estar próximo do seu público mesmo a distância e as tecnologias estão aí para ajudar também.

Marketing de Conteúdo

De forma bastante concisa, podemos dizer que o marketing de conteúdo usa a internet para se conectar com pessoas que buscam soluções para o seu dia a dia. A produção de conteúdo é uma das estratégias utilizadas. Mas, o processo envolve, ainda, a definição da “persona” do seu negócio, seleção de palavras-chave, produção de conteúdo contínuo, consistente e convincente.

A grande vantagem com relação ao marketing de conteúdo, essa abordagem que prevê atrair o público para a sua marca com informações qualificadas, é a possibilidade de adequar as ações com os recursos existentes.

Dependendo do seu negócio, por exemplo, um perfil com conteúdo assertivo no Instagram pode trazer os resultados que você precisa, sem grandes investimentos.

O importante é tomar consciência que a comunicação da sua empresa não pode parar neste momento. Ela precisa ser fortalecida.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco ou acesse o nosso curso gratuito on-line para mais informações: https://bit.ly/2RSsGNi 

No nosso IGTV também tem um vídeo sobre o tema deste post.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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