Nhoque da Fortuna é celebrado dia 29

111nhoque_da_fortuna

No Brasil, o dia 29 de cada mês é celebrado o Nhoque da Fortuna. De acordo com o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, a história iniciou na Itália. Atualmente é conhecida porque, segundo a tradição, quem fizer a simpatia não ficará sem dinheiro o ano todo.

“Diz a lenda que São Pantaleão, em um dia 29 de dezembro, caminhava por um vilarejo na Itália vestido de andarilho. Com fome, se dirigiu a uma casa e pediu a uma família um prato de comida. O casal que o recebeu, o convidou para sentar-se à mesa com eles. A família era humilde e não tinha muito o que comer, apenas uma pequena quantidade de nhoque que foi dividida entre todos, dando sete nhoques para cada um. São pantaleão comeu, agradeceu a hospitalidade do casal e foi embora. Ao retirar a mesa o casal encontrou sob o prato do santo várias moedas de ouro” conta Sidney.

Segundo ele, foi assim que iniciou a lenda. Dia 29, desde então, é tradicionalmente o dia de fazer a simpatia do Nhoque da Fortuna, “colocando uma nota de qualquer valor embaixo do prato de nhoque e, de pé, comendo sete nhoques, um a um, fazendo um pedido a cada nhoque. O dinheiro colocado embaixo do prato deve ser guardado até o próximo dia 29”.

Harmonizações

Para saborear ainda mais a massa italiana e realizar o Nhoque da Fortuna, Sidney aponta três harmonizações que podem ser elaboradas. São elas: Nhoque de Batata Baroa ao Trio Cogumelos que combina perfeitamente com o vinho Terranoble Reserva Pinot Noir 2013.

Outra sugestão é Nhoque de Batata Doce na Manteiga de Sálvia acompanhado pelo vinho Umani Ronchi Verdicchiodei Castelli di Jesi Classico 2014. Ou ainda, segundo o sommelier, o prato que harmoniza é Nhoque de Abóbora com Ragú de Carne Seca, que combina com o sabor suave do vinho Dominique Piron Morgon La Chanaise 2013.

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: