Novembro Laranja alerta para causas do zumbido

Imagine o barulho frequente de uma cigarra ou de um apito no seu ouvido. É, no mínimo, estressante, não é mesmo? Mas acredite, 27 milhões de pessoas no Brasil convivem com esse inconveniente e somente 3% procuram ajuda. Para alertar sobre as causas e tratamentos do problema, em 11 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido.

O médico otorrinolaringologista Dr. Ruysdael Zocoli explica que tinnitus ou acufenos – como também é chamado o zumbido – é normalmente um sintoma de outras doenças. “Hoje, 80% dos casos têm entre as causas mais comuns distúrbios metabólicos, problemas de coluna cervical, problemas otológicos e distúrbios de articulação temporo-mandibular”, afirma.

Segundo Zocoli, um levantamento do histórico familiar e exames como audiometria e de articulação temporo-mandibular podem ser o início para descobrir a origem do zumbido.  Ele destaca que não existe tratamento milagroso para o problema, pois não é tratado diretamente o zumbido e sim a doença primária que gera o barulho persistente nos ouvidos.

O otorrinolaringologista conta o caso de uma menina com menarca aos nove anos, que teve crise de tontura e zumbido. O episódio se repetiu outras duas vezes, quando foi realizada uma ultrassonografia obstétrica que detectou um tumor benigno de ovário. A criança operou e cessaram os sintomas. “O que este caso nos mostra é que desde que se dedique e investigue é possível encontrar a causa do zumbido e tratá-lo na origem”, conclui.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: