Novo equipamento de avaliação física contribui para a saúde e o emagrecimento

fisioAs avaliações físicas antes de se iniciar a prática de exercícios são muito comuns nas academias de ginástica. Mas, em geral, esta análise leva em conta apenas o peso e o percentual de gordura estimado das pessoas. A fisioterapeuta Gabriela Murara Junckes alerta que é possível obter mais dados sobre a condição física de cada indivíduo para melhorar a prescrição dos exercícios e também os resultados obtidos. Ela é uma das únicas profissionais da região a utilizar o moderno analisador corporal Inbody 120, que utiliza avançada tecnologia para avaliar a composição corporal.

Com o equipamento, que é semelhante a uma balança, é possível analisar a quantidade de água presente no organismo do indivíduo; proteínas e minerais; massa muscular e massa de gordura; massa magra de cada segmento corporal; nível de gordura visceral, ou seja, presente em meio aos órgãos; entre outros dados. “É o exame mais completo e preciso para avaliação da composição corporal. Além disso, em poucos minutos você tem todos os resultados, sem agulhas ou qualquer outro desconforto”, explica a fisioterapeuta.

A grande vantagem do Inbody, segundo Gabriela, é que com os dados, é possível desenvolver um plano de exercícios físicos totalmente personalizado para o emagrecimento saudável. “A perda de peso não é indicativo de saúde, é preciso perder gordura e ganhar massa magra e você só consegue isso se conhecer de fato o seu corpo”, comenta a fisioterapeuta.

Avaliação completa

Gabriela explica que o exame com o Inbody é apenas uma etapa da avaliação física ideal. É preciso também fazer análise da força, flexibilidade, mobilidade, postura e condicionamento cardiorrespiratório de cada paciente. “É o conjunto desta avaliação física completa que irá determinar o plano para o emagrecimento e o condicionamento físico com saúde”, destaca a fisioterapeuta.

Segundo ela, uma análise mais completa também permite a prescrição de exercícios de acordo com a realidade de cada paciente. Gabriela afirma que procura sempre respeitar a rotina  individual e o acesso de cada um às práticas desportivas. “É possível estipular caminhadas, passeios de bicicleta, exercícios com pesos em casa ou treinos tradicionais em academias. Tudo depende do cotidiano de cada paciente”, comenta.

A fisioterapeuta alerta que após o início da prática desportiva é essencial fazer o acompanhamento periódico, para avaliar os resultados obtidos e propor melhorias nos treinos. “Se você não medir os resultados periodicamente, vai deixar de obter melhores resultados”, afirma.

Avaliação aprovada

A médica Daniela Toss aprovou o método de avaliação completa. “Fiz minha primeira avaliação no início de setembro e achei bem interessante. Nunca havia realizado este tipo de avaliação, me atentava somente ao peso corporal. Mas, após a avaliação, com os percentuais apresentados, fiquei mais consciente da necessidade de atividade física regular e acompanhamento especializado”, destaca. O objetivo principal de Daniela com a prática de exercícios é o bem-estar e a redução do peso. “O acompanhamento para mim é essencial, pois, necessito de um incentivo para realizar exercícios regulares, tão recomendados pela classe médica”, explica.

Dicas de especialista

Gabriela dá algumas orientações a quem quer começar a fazer exercícios:

– Consulte um fisioterapeuta para obter uma boa avaliação da sua condição física. Todos podem fazer exercícios, desde que adequados a sua saúde e capacidade.

– Faça o que está ao seu alcance, não é preciso se matricular em uma academia. Você pode praticar exercícios ao ar livre ou em casa mesmo, basta ter uma orientação correta.

– Decida começar e dedique-se pelo menos 30 minutos por dia para a prática de exercícios físicos.

– Avalie periodicamente os resultados obtidos com um profissional. Isso irá promover melhorias na rotina de exercícios e motivar para novas metas e desafios.

– Beba bastante água, alimente-se de forma saudável e durma bem. Isso tudo lhe dará mais disposição para a prática de exercícios.

 

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