Novo modelo de educação propõe o compartilhamento de informações de modo independente e alternativo

Uma forma divertida, independente e alternativa de promover conhecimento. Um modelo que não exige metodologias engessadas, planos de ensino robustos e desestimulantes.  Explorar as possibilidade de fazer atividades educacionais divertidas com foco no conteúdo e na didática e ainda dentro de uma sala diferenciada. Esses são alguns dos conceitos que a isCool implantou em Blumenau: uma escola participativa que busca pessoas com conhecimento e que estão dispostas a compartilhar com quem quer aprender esses conhecimentos. “Isso tudo por meio de cursos, workshops e palestras interativas – de forma independente e alternativa. Neste formato, qualquer pessoa pode se desafiar ensinando o que sabe, da forma como achar melhor e ainda fazer grandes conexões pela cidade”, explica o fundador da isCool, Rodrigo Oneda Pacheco.

A ideia saiu do papel há pouco mais de um ano e, aos poucos, vai conquistando adeptos em Blumenau. Pacheco afirma que a ideia surgiu por ouvir constantes reclamações sobre o sistema de educação atual e também pela dificuldade das pessoas absorverem conhecimento com base no que é interessante e importante para elas. “Vi que eu poderia ensinar algo que eu gostasse para quem quisesse aprender. E deu certo. Eu montei minha atividade e compartilhei com as pessoas. A partir daí, foi possível enxergar que essa iniciativa poderia ser feita por outras pessoas também”. Além do conceito independente e alternativo de educação da isCool, Pacheco criou um modelo de remuneração para incentivar as pessoas a compartilhar suas ideias.

Rede de educação diferenciada

Pacheco quer levar a isCool para mais pessoas e gerar uma rede de educação independente na cidade. No modelo da isCool o facilitador recebe apoio logístico –  multimídia, comunicação, divulgação, gestão dos inscritos, coffee break e até assessoria para construção da atividade – e quem ministra o curso ou workshop só se preocupa com o conteúdo. A contrapartida para quem realiza a atividade é um percentual no resultado financeiro, além da experiência por si só.

A isCool foca em um público-alvo como os profissionais liberais, freelancers, professores autônomos, educadores profissionais, pessoas que buscam por uma renda extra, apaixonadas por algum tema e que tenham interesse de ensinar outras pessoas. “Você pode ensinar alguém a trocar um pneu ou ensinar sobre matemática financeira, empreendedorismo ou marketing digital. Não importa o que você possui como conhecimento, nós acreditamos que ele pode ser compartilhado”, assinala Pacheco.

Poder de gerar oportunidades

A isCool é o reflexo dos novos modelos de negócios que estão surgindo pelo mundo, os quais se baseiam no poder das pessoas para gerar novas oportunidades de desenvolvimento. Pacheco cita o modelo do Mercado Livre como exemplo. “A isCool é uma plataforma que facilita atividades educacionais por meio de alguém que tem algo para ‘vender’ com alguém que procura algo para ‘comprar’, só que em vez de produtos, é conhecimento. Muito semelhante ao Airbnb, no qual você oferece a sua casa para viajantes em troca de um valor pela diária. Só que ao invés de hospedagem, a isCool intermedeia atividades de educação”, compara.

O fundador da IsCool acredita que a educação é um importante motor para o Brasil porém encontra algumas dificuldades no modelo atual. “Não queremos mostrar uma solução para as deficiências da educação no país – somos apenas uma alternativa para estes problemas. Mas entendemos que, aos poucos, podemos assumir a responsabilidade pelo futuro do nosso país. Assim, em vez de deixar a educação sob a responsabilidade do sistema atual, nós repassamos para as pessoas e o resultado pode ser incrível. Com um pequeno suporte, sabemos que as pessoas são capazes de promover a educação”.

Ambiente de aprendizagem

O ambiente onde ocorrem os cursos, oficinas e workshops promovidos pela isCool podem ser os mais diversos. Uma das “salas de aula” fica na Offcina Coworking, remodelada recentemente para se tornar mais aconchegante, estimulante e ajustável a diferentes tipos de atividades.

 

Saiba mais:

Site: www.iscool.co

Facebook: https://www.facebook.com/iscooleducation

Instagram: https://www.instagram.com/iscooleducation

E-mail para contato: pacheco@iscool.co

Celular: (047) 8852-0007

iscool

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: