O micro empreendedorismo cada vez mais forte na economia brasileira

A carteira de trabalho assinada, além de ser importante para os direitos trabalhistas, pesa significativamente para uma situação econômico-financeira saudável do país. Mas há também os contribuintes que não possuem carteira assinada, e colaboram fortemente com a economia brasileira. São os micro e pequenos empreendedores.

De acordo com uma pesquisa recente do Sebrae,  são os pequenos negócios que respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. São 8,9 milhões de micro e pequenas empresas no País, que juntas representam 27% do PIB. Em 2001, esse percentual era de 23,2%.

No comércio, as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Brasil, respondendo por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação é de 22,5%, e no setor de Serviços é de 36,3%, ou seja, mais de um terço da produção nacional. O cenário catarinense vai ao encontro desses dados também. Outros fatores importantes é que os pequenos negócios empregam 52% da mão de obra formal (carteira de trabalho assinada) no Brasil, o que representa 40% dos salários pagos.

Amadeu_BluSol (10)

O economista e diretor executivo da BluSol, instituição que oferece crédito à empreendedores de micro e pequenos negócios, Amadeu Trentini, ressalta que sete em cada dez empreendedores iniciaram um negócio por sentir quehavia demanda para tal. “O empreendedorismo virou uma oportunidade e não uma necessidade. Alguns fatores contribuíram para isso, entre eles está a redução de impostos e a unificação de tributos, o aumento da escolaridade da população e o crescimento do mercado consumidor”, afirma.

Segundo Amadeu, só em 2014 a BluSol emprestou R$ 35.529.869 à micro e pequenos empreendedores, ou seja, a oferta de crédito está cada vez mais acessível para a abertura do negócio ou investimentos.

BluSol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau, oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A BluSol tem filiais em 12 cidades catarinenses, que contemplam o atendimento em 69 municípios.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: