O novo marketing e a importância de saber comunicar

Fernanda Momm

Jornalista e sócia da Presse Comunicação

Diretores e gestores de empresas devem lembrar-se que o marketing é uma área estratégica, que vai muito além da publicidade, e pode contribuir de forma decisiva para o sucesso dos negócios. E, como outras áreas, essa também evoluiu nos últimos anos.

Segundo Kotler e Armstrong, “entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno”. Hoje, não basta mais satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. É preciso criar valor para os clientes.

Como fazer isso? Uma empresa é a percepção que seu público tem dela. Então, além de entregar o que promete, é necessário saber comunicar seus diferenciais, seus valores, a diferença que você faz na vida do consumidor. As pessoas hoje querem marcas com as quais tenham orgulho de se relacionar. Portanto, é preciso ouvir o que as elas têm a dizer, estar presente e acessível.

Alguns conceitos que envolvem o novo marketing devem estar bem claros na sua estratégia e no planejamento do seu negócio. Hoje o foco não é mais desenvolver produtos para a venda e, sim, desenvolver relacionamento com os clientes, conectando-se diretamente com eles.

O novo marketing ouve muito, pesquisa, busca informações para depois produzir, comunicar e se relacionar de forma assertiva. Por isso, o marketing hoje é muito mais do que uma área dentro de uma empresa. Quem não se der conta disso, estará fadado ao marketing de antigamente, perdendo público e mercado.

Neste processo, você verá o quanto é importante dispor de serviços de comunicação variados, como assessoria de imprensa, que transforma o que você ou o seu negócio fazem em notícia na imprensa, agregando credibilidade à sua marca; novas formas de publicidade e propaganda, que lhe darão suporte diferenciado para estimular as vendas; presença no meio digital, para que você possa se aproximar e conversar com seu público, entre outras iniciativas.

Outro ponto importante a lembrar é que o novo marketing não quer vender para todo mundo. Ele quer atender clientes de relações produtivas, com soluções e produtos customizados. E, nessa nova perspectiva de marketing, a tarefa de vendas é de todos dentro de uma empresa, que devem estar engajados na causa da satisfação e do valor para o cliente, amparados por uma boa estratégia de comunicação.

 

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