O que fazem os Conselhos de Administração?

Com o passar dos anos, muitas companhias sentiram a necessidade de profissionalizar sua gestão para aprimorar seus resultados. Com isso, algumas tarefas que antes eram de responsabilidade dos donos das empresas tornaram-se trabalho exclusivo dos conselheiros, responsáveis por promover o desempenho sustentável das organizações.
O Conselho de Administração monitora, em nome dos sócios, o funcionamento de uma empresa. Ele não toma as decisões do dia a dia, mas supervisiona as escolhas feitas pelos ocupantes de cargos executivos. Segundo o conselheiro independente Andriei Beber, o Conselho de Administração é um órgão de natureza colegiada, obrigatório nas companhias abertas. O especialista ainda afirma que o órgão deve proteger o valor da empresa e sempre trabalhar visando o melhor desempenho da organização. Para auxiliar no entendimento sobre o tema, Beber esclarece cinco dúvidas comuns sobre os Conselhos de Administração e suas atribuições. Veja abaixo:
1. Principais funções de um conselheiro
O conselho de administração tem como prerrogativa a gestão e a organização estratégica de uma empresa. A ideia por trás da atuação dos conselheiros é permitir que a empresa vislumbre o seu futuro, seu apetite para o risco nas ações e nas atividades que vai empreender, e, principalmente, garantir que as boas práticas de governança corporativa sejam respeitadas.
Além disso, os conselheiros também devem se certificar que haja transparência, responsabilidade corporativa e preocupação com a sustentabilidade de longo prazo do negócio, sempre tendo em vista a sua geração contínua de valor.
2. Benefícios do conselho de administração
Os benefícios estão associados à preocupação com a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Um Conselho de Administração e uma preocupação genuína com boas práticas de governança corporativa oferecem para a empresa a condição de passar pelo futuro com a garantia da geração de valor para todos os stakeholders.
3. Características de um bom conselheiro
Um bom conselheiro deve ser um perguntador nato e fazer até as perguntas que são consideradas óbvias. O ambiente dentro dos Conselhos de Administração é de construção, portanto, o conselheiro deve questionar e ser incisivo, tendo sempre como objetivo o desenvolvimento da organização e a melhoria nos processos. Para Beber, “Qualquer resposta é tão boa quanto a pergunta feita”.
4. Obrigatoriedade do conhecimento setorial da empresa
Todo conhecimento no âmbito específico da empresa ou organização é muito importante, porém, o conhecimento de boas práticas de governança, gestão, administração estratégica, questões tributárias, financeiras e comerciais, é ainda mais importante do que o conhecimento específico do setor. Às vezes, alguém que não conhece especificamente o setor e não traz consigo eventuais vícios poderá oferecer um insight diferenciado. O profissional que tem uma bagagem em áreas diferentes pode oferecer as perguntas que de fato vão levar a empresa à evolução. Isso vai ao encontro da diversidade que os Conselhos de Administração devem apresentar. Quanto mais diversidade houver, maiores serão os benefícios dessa interação.
5. Remuneração dos conselheiros de administração
Na maioria das empresas, a remuneração dos conselheiros é fixa. Mas, existem algumas empresas que estabelecem uma parte da remuneração variável, em função do atingimento de determinadas metas e objetivos estratégicos. A remuneração fixa é mais razoável, evitando conflitos de interesse. Eventualmente, estratégias curto prazistas poderiam ser determinadas, comprometendo a sustentabilidade da organização. A ideia de um Conselho de Administração e da atuação dos conselheiros é a visão de longo prazo.
Sobre Andriei Beber
Andriei Beber é doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Também é conselheiro independente da Tecnisa e especialista nas áreas de Finanças, Gestão e Governança.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: