O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

Uso de sistema de gestão e entendimento do mercado são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.

(*) Tibério César Valcanaia

myrp-Diretor MTK e Técnico-Tibério Valcanaia4O perfil empresarial brasileiro mais recente, publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que somente no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país. São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento. Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa. Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa.

O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio.

Outro ponto fundamental é entender o mercado. Sua empresa precisa conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos. Isso pode ser realizado através da análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (olhar para dentro da empresa) e as oportunidades e ameaças (com foco no ambiente em que a empresa está, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo). Isso certamente ajudará a entender o posicionamento de sua marca, produtos e serviços. E também servirá como ponto chave para o planejamento estratégico, onde, dentro dos limites de recursos financeiros, podem ser definidas as principais ações para aproveitar as oportunidades, reduzir as ameaças, eliminar ou reduzir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

 

Tibério César Valcanaia é diretor técnico do myrp.

 

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