Obstrução nasal frequente pode ser sinal de desvio de septo

Roncos também podem indicar o distúrbio, afirma especialista.

Embora muitas pessoas não saibam, o desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução do nariz. A otorrinolaringologista Mariana Schmidt Kreibich, explica que o septo nasal é uma estrutura ósteo-cartilaginosa que separa o nariz em duas cavidades. “Dependendo da severidade, esse desvio pode gerar quadros de obstrução nasal, sinusites, deformidade nasal e até mesmo ronco”, relata.

A médica do Hospital Dia do Pulmão explica que o diagnóstico do distúrbio é simples, podendo ser detectado durante exame físico do otorrinolaringologista. Caso necessário, o médico pode solicitar exames complementares, como a nasofibrolaringoscopia ou a tomografia computadorizada dos seios paranasais. “Quando indicado, o tratamento pode ser realizado mediante a septoplastia, uma cirurgia que corrige e centraliza o desvio existente. Entretanto, o procedimento cirúrgico só é indicado em desvios moderados a severos”, esclarece Kreibich. A recuperação cirúrgica é relativamente tranquila e ocorre em poucos dias, mas é preciso alguns cuidados como repouso, lavagem nasal, dieta leve e não muito quente.

Sobre a médica

Mariana Schmidt Kreibich é especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial com Complementação Especializada em Otorrinolaringologia Pediátrica pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atende tanto adultos quanto crianças no Hospital Dia do Pulmão.

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

A partir de 2003, a estruturação física e funcional permitiu a formatação da abordagem em regime de Hospital Dia, possibilitando agilizar o atendimento por meio da realização dos exames complementares e o início do tratamento no mesmo dia.

O HDP dentro do programa de expansão técnica, conta com o Serviço de Otorrinolaringologia que abrange o atendimento adulto e pediátrico, com a realização dos exames e tratamento indicados.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: