Oktoberfest: aproveite o melhor da gastronomia alemã sem culpa!

alem

A Oktoberfest atrai diversos tipos de público, são pessoas de todas as idades que aguardam as novidades apresentadas a cada edição. E um dos episódios mais esperados é a tradicional gastronomia alemã. Repletos de sabores, os pratos típicos enchem os olhos e atraem o paladar de quem passa pela Vila Germânica. Mas, você sabia que é possível escolher opções mais saudáveis dentre as tantas variedades oferecidas na Oktoberfest? A nutricionista Alessandra Guerra conta como  cada pessoa pode cuidar nesta época do ano.

Segundo Alessandra, a carne suína e batata são as bases de muitas receitas, acompanhadas de molhos temperados com raiz forte, mostarda e outros temperos. “Nestes casos, recomendo escolher cortes mais magros da carne suína, como o pernil e o lombo. As pessoas também têm a opção pelas carnes de marreco e pato. É claro que depende do molho que acompanha e do modo de preparo. Por isso, é importante a preferência por pratos cozidos e assados – evitando os gratinados e fritos. Podem ser escolhidos os molhos com raiz, forte, mostarda e frutas. Misturar doce com salgado é característica típica dos alemães.  Purê de maçã, calda de ameixa, entre outros”, explica.

Ela frisa ainda que há restaurantes a quilo, onde as pessoas podem rechear o prato com vegetais crus e/ou cozidos e, assim, experimentar um pouco de cada uma das iguarias da Oktoberfest.

A nutricionista listou algumas dicas importantes para quem vai curtir a festa. Confira a seguir:

  • Para gastar energia, dance muito!
  • Não vá para a festa de estômago vazio. Faça um lanche leve: sanduíche natural, frutas com granola e iogurte;
  • Modere na cerveja, deguste e procure intercalar com muita água;
  • Aprecie os pratos, coma devagar!
  • Se você vai almoçar na Oktoberfest, à noite faça um jantar leve com legumes, proteína magra e um carboidrato integral. Ex.: Salmão com batata doce e vegetais, ou frango com arroz integral, quinoa e salada verde. Assim, você melhora um pouco o seu dia alimentar;
  • Se você optou por jantar na Oktoberfest, no outro dia comece com um bom café da manhã recheado com frutas e cereais integrais;
  • Lembre-se que o mais importante é o equilíbrio.

 

Alessandra Guerra

Alessandra é Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina e carrega diversas especializações. São elas: Especialização e Residência em Terapia Nutricional pela UFPR, Mestrado em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR, Gastronomia e Alta gastronomia na FURB, Título de especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBPNE).  Além disso, foi Chefe do Serviço de Nutrição, no Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, Nutricionista Clínica do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, e Professora dos Cursos de Nutrição da Uniasselvi e Uniandrade.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: