Orgânicos e sem conservantes

A Biotherapy traz à SC Gourmet os produtos orgânicos Pérola da Terra. São sucos, molhos e néctar de frutas, produzidos sem agrotóxicos na serra gaúcha. As frutas são cultivadas pela própria família dos proprietários e por agricultores ecologistas locais e do litoral norte do Rio Grande do Sul. São utilizados somente os melhores ingredientes, sem conservantes, preservando ao máximo os nutrientes dos alimentos e sucos.

Outro expositor com esse diferencial é a serrana Suco de Uva do Brasil, que além do sucos apresenta os doces de uva e figo. Os sucos são 100% feitos com uvas das variedades Bordô, Concord, Isabel e Niágara branca. Em seu processo de fabricação são utilizadas somente uvas frescas, e não há adição de água, sabores ou aromas artificias.

Especiarias artesanais adoçam a SC Gourmet

A Doces e Conservas Carmen trazem à feira o melhor das especiarias artesanais, como compotas, geleias, chutneys, antepastos e conservas, além de diferentes quitutes para adoçar o evento. Localizada na cidade de Arvorezinha, no Rio Grande do Sul, a empresa utiliza apenas frutas e açúcar, em tachos de cobre e em pequenas quantidades – sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes – no preparo dos produtos, conferindo-lhes características únicas como cor, textura e sabor inigualáveis. Um dos produtos de maior sucesso na SC Gourmet são os antepastos de berinjela.

Cozinha italiana com Renata Tremea

Em sua aula show na SC Gourmet, intitulada “Cozinha italiana”, a chef Renata Tremea ministrou uma oficina sobre risoto de camarão. Entre a execução da receita e o passo a passo do prato, a chef falou, também, sobre os diferentes tipos de arroz. O destaque da conversa foi o arroz carnaroli, usado no preparo do risoto.

De origem italiana, o arroz carnaroli é considerado, pelos gourmets, o arroz mais indicado para o preparo de risotos, pois possui grãos grandes e levemente perolados que, durante o cozimento, absorvem muito bem a água e liberam amido, proporcionando ao alimento cremosidade única.

Tintos do Terroir Brasileiro

O Brasil é o 5o. maior produtor de vinhos na América do Sul, com 13,3 bilhões de litros por ano. A serra gaúcha é responsável por 80% do plantio, mas sofre com as variações do solo, irrigação e clima. “Com as variações, a produção de vinho também sofre alterações de características e tipicidade” destaca o palestrante Arlindo Menoncin. Em uma oficina sobre o terroir brasileiro, o enólogo e sommelier explica que o Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin), por meio de um conselho, avalia o plantio da uva, para então separar as regiões. O principal objetivo é manter as mesmas características de cada vinho. Ao fim da análise, chamada de indicação de procedência, e aprovação do métodos, a vinícola obtém o selo Denominação de Origem (D.O), para que não haja diferenciação nas safras.

“Devido ao clima, o Vale São Francisco é o único no mundo que consegui controlar o ciclo com poda e irrigação, tendo assim duas safras por ano”, comenta Arlindo Menoncin. Para finalizar a aula show, os participantes puderam degustar quatro vinhos de diferentes vinícolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os vinhos foram Acclamé Cabernet Sauvignon, Cristofoil Sangiovese 2012, Terragnolo Merlot Top 2009, Salton Talento 2001 e Quinta Santa Maria Portento 2006.

Cozinha brasileira contemporânea


Para fechar a programação do terceiro dia da SC Gourmet, o chef pernambucano Fabio Lima, do Hotel Spa do Vinho, apresentou uma aula show sobre a cozinha brasileira contemporânea e os vinhos. Os pratos ensinados foram uma trilogia de legumes grelhados servido com vinagrete de camarão com notas de tangeria; carré de cordeiro com purê de mandioquinha; bacalhau com feijão fradinho e arroz arbóreo.

O chef também apresentou o livro de sua autoria “Jantar a Dois”, um livro de receitas criado sob medida para quem deseja surpreender a pessoa amada com um jantar inesquecível. São 20 receitas completas assinadas pelo renonomado chef de cozinha Fábio Lima, todas com entrada, prato principal e sobremesa.

Dividido em três capítulos, Jantar a Dois apresenta dez opções em que ela cozinha para ele, e outras dez em que ele prepara o jantar para a amada. Mas, o clima de romantismo não estaria completo sem um bom vinho, e um time de enólogos das principais vinícolas do país colabora fazendo a harmonização de cada jantar com os melhores rótulos. O livro também vem acompanhado com um dvd com as melhores receitas e dicas
de cozinha. “Espero que este livro possa fazer com que você demonstre, cozinhando, todo o seu amor”, afirma o chef Fábio Lima.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: