Os segredos do vinho – Encontro na Capital reúne especialistas, produtores e consumidores

Decanter Wine Show é destaque no Diário Catarinense de hoje:

4 de agosto de 2010 | N° 8887

BRINDE AO SABOR
Os segredos do vinho
Encontro na Capital reúne especialistas, produtores e consumidores

Quando você se depara com uma carta de vinhos, qual a sua reação? Escolhe o que tem o nome mais pomposo, vai logo para lista de preços ou, como não entende nada e teme por uma má escolha, pede uma sugestão ao especialista do restaurante?

Se você escolhe pelo nome ou pelo preço corre o sério risco de terminar a noite com dor de cabeça. Para não cai nesta armadilha duas dicas: deguste e estude o tema. Um bom vinho não precisa ser necessariamente caro, mas precisa ter alguns ingredientes básicos.

– A composição do solo, a temperatura, o clima, a inclinação dos vinhedos e a luminosidade são variáveis que determinan a qualidade da bebida. Para se reconhecer o bom vinho é preciso ler, degustar e compartilhar as informações com outras pessoas – observa o sommelier da Decanter Guilherme Correa.

Uma boa oportunidade para os apreciadores da bebida é o Decanter Wine Show, encontro de produtores, estudiosos e apreciadores de vinho, que ocorre na próxima sexta-feira, no Hotel Majestic, em Florianópolis.

Para chegar ao nível dos especialistas, capazes de sentir e associar a bebida com os mais diversos cheiros e gostos, é preciso estudar muito. Degustar a bebida e conhecer a história de sua produção possibilita a identificação de cheiro de ameixa (no caso de um vinho jovem da uva Cabernet Sauvignon), de baunilha (um vinho da uva Chardonnay ou outras fermentado em barris de carvalho), de pimentão (o Cabernet Sauvignon), de frutas cítricas (um vinho de uva Sauvignon Blanc), entre outros tantos.

Apesar do desenvolvimento da arte do vinho estar avançado em outros países, ainda os melhores rótulos vem da França e da Itália. No Brasil, a Serra Gaúcha produz bons espumantes e Santa Catarina tem se destacado na fabricação de tintos.

O Decanter Wine Show reunirá mais de 70 produtores, de 13 países, que estarão apresentando seus produtos. São 450 rótulos em exposição, com a presença confirmada de produtores como Augusto Boffa (Pio Cesare), Guido Serio (San Fabiano Calcinaia), Sergio Zingarelli (Rocca delle Macìe), Tommaso Bussola (Bussola), Dario Pieropan (Pieropan) e Júlio Bastos (Dona Maria).

O encontro contará também com enólogos e representantes das vinícolas Grans-Fassian (Alemanha), Kriter e Sorevi (França), Pendits (Hungria) e Raka (África do Sul).

jacqueline.iensen@diario.com.br
JACQUELINE IENSEN

Multimídia

[photopress:8709366_1.jpg,full,pp_image]

* Sommeliers Douglas Leys (E), Guilherme Corrêa e Marcos Alves participam do evento, na sexta-feira

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: