Observatório Social de Blumenau busca voluntários

Evento de sensibilização acontece dia 6 de maio no auditório da Acib.

Os interessados em participar das atividades de fiscalização e monitoramento do poder público em Blumenau tem uma nova oportunidade de conhecer e fazer parte do quadro de voluntários do Observatório Social de Blumenau, o Osblu. O evento de sensibilização acontece dia 6 de maio, no auditório da Acib, e vai apresentar a atuação da entidade no município.

A atividade contará com palestras e workshops que discutem o exercício da cidadania através da fiscalização do poder público, além de apresentar a metodologia das atividades do Observatório. “O objetivo do evento é    construir coletivamente a noção de que o controle social do Estado é uma das manifestações mais legítimas do exercício do cidadão”, explica Leomir Minozzo, presidente do Osblu.

O voluntário do Osblu atua de acordo com a sua disponibilidade de tempo, na área em que mais se interesse: acompanhamento de licitações, análise jurídica, monitoramento de compras, obras e prestação de serviços pelos órgãos públicos. Os voluntários podem ainda atuar na verificação de aditivos contratuais, acompanhando o empenho de pagamentos e preços pagos pelo governo, conferindo se são compatíveis com o mercado, por exemplo.

Qualquer pessoa pode se voluntariar no Observatório Social, basta não ter nenhum vínculo partidário. As atividades são coordenadas pela secretaria executiva da instituição e em nenhum momento o voluntário se expõe perante as autoridades. “Quando o voluntário que acompanha uma licitação, por exemplo, constata um problema, ele relata à coordenação para que esta tome a atitude necessária”, explica Minozzo.

Este é o segundo evento para sensibilização de voluntários do Osblu. Em novembro de 2014, uma turma foi formada por diversos perfis – Estudantes, donas de casa, empresários e advogados fazem parte do quadro de voluntários do Osblu. Felipe Bittencourt, engenheiro e empresário blumenauense de 35 anos, é voluntário há seis meses e ingressou no Osblu pela possibilidade de ajudar no combate à corrupção e na promoção da ética e honestidade. “Estamos iniciando e aprendendo muitas coisas novas. Somos recebidos muito bem pelo poder público e acredito que eles veem nos voluntários pessoas que estão ali pra ajudar, para contribuir com o processo da licitação. Não estamos apenas apontando o dedo, mas trazendo ideias novas e somando”, conta o empresário.

Campanha Observatório Social do BrasilFelipe cita ainda a importância de monitorar as licitações públicas. “Já acompanhamos licitações onde apenas uma empresa havia se candidatado ou até mesmo nenhuma. Isso não é bom para o município, pois se perde a concorrência que seria benéfica. Nós do Osblu também temos o dever de ajudar o município a divulgar mais as licitações pra que tenhamos mais concorrentes”, explica Felipe, que hoje coordena o trabalho dos demais voluntários.

O evento do Observatório é gratuito e acontece na sala 805 da Associação Empresarial de Blumenau – Acib, na rua Ingo Hering, 20 – oitavo andar do Neumarkt Trade & Financial Center. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail administrativo@osblu.org.br. Mais informações no site www.osblu.org.br e pelo telefone (47) 3326-1230.

Serviço
Evento: Seja um voluntário do Observatório Social de Blumenau.
Data: 06 de maio de 2015.
Horário: 19 horas.
Local: Acib – Neumarkt Trade & Financial Center, 8º andar.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: