Osblu promove certificação e sensibilização para voluntários atuarem na entidade

Ser cidadão é muito mais do que votar e ter os direitos assegurados. É também participar de atividades que ajudam a construir uma sociedade melhor. Por este motivo, foram criados os Observatórios Sociais, como uma das maneiras de exercer cidadania, fiscalizando os gastos do poder público e combatendo a corrupção. Para atrair novos voluntários e certificar aqueles que já contribuem com o Observatório Social de Blumenau (Osblu), a entidade promove um evento no dia 28 de julho.

A programação será na sede da Associação Empresarial de Blumenau – Acib, a partir das 19 horas, com um café de boas vindas. A programação, objetiva e dinâmica, envolve apresentações com participações dos voluntários que já atuam no Osblu e irão compartilhar sua experiência.

O presidente da entidade, Avelino Lombardi Junior, explica que a importância de ser um cidadão voluntário de um observatório. “Os observatórios sociais representam a sociedade unida em busca de transparência, boa administração e excelente aplicação dos recursos públicos. Provenientes de uma das maiores cargas tributária do mundo, estes recursos públicos devem proporcionar ao cidadão aquilo que é preconizado em nossa constituição federal, principalmente, saúde, segurança, moradia, educação, emprego e bem-estar social. Por conta disso os cidadãos brasileiros devem exigir uma transparente prestação de contas da aplicação destes recursos”, assinala Lombardi Junior.

Mas, de acordo com o presidente do Osblu, um Observatório se faz de observadores, por isso, a importância dos voluntários para manter uma vigilância permanente na gestão pública. “Quanto mais pessoas atuarem no Osblu, mais conseguiremos afastar os corruptos e corruptores e garantir projetos com qualidade na gestão e maximização do uso do dinheiro que cada um de nós investe nesta nação!” aponta Lombardi Junior.

Depois da capacitação, os novos voluntários vão se unir com os voluntários já certificados pelo Osblu, nos núcleos de saúde, controle da Câmara Municipal, logística e alimentação (merenda escolar). O trabalho inclui o acompanhamento das licitações, bem como as análises jurídicas, além de monitorar a compra de materiais, realização de obras e prestação de serviços pelos órgãos públicos. De acordo com Lombardi Junior, os voluntários ainda poderão verificar o cumprimento dos aditivos contratuais, acompanhar os empenhos de pagamento e averiguar se os preços pagos pela prefeitura são compatíveis com o mercado.

O presidente do Osblu lembra que o voluntário atua de acordo com a disponibilidade de tempo. Outro item importante é que as atividades são coordenadas pela secretaria executiva da entidade e em nenhum momento o colaborador vai ter que se expor perante as autoridades. “Quando o voluntário que acompanha uma licitação, por exemplo, constata um problema, ele relata à coordenação para que esta tome a atitude necessária”, explica.

Programação:

  • Apresentação do procedimento criado para os voluntários.
  • Apresentação do novo Portal do Osblu com um espaço específico de Fórum, onde os observadores terão a oportunidade de discutir sobre os processos que estiverem sendo estudados.
  • Certificação dos voluntários que já participam das atividades do Osblu.
  • Apresentação dos voluntários do Osblu nos processos estudados durante o período de capacitação.
  • Divisão de novos voluntários nos setores de atuação do Osblu.

 

Osblu

Criado há dois anos no município, o Osblu acompanha as atividades do Poder Público Municipal e, somente em 2015, os trabalhos realizados proporcionaram uma diferença de desembolso dos recursos públicos de aproximadamente R$ 33 milhões.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: