Pacientes com asma grave podem participar de pesquisa para tratamento em Blumenau

Auxiliar na busca de novos medicamentos e tratamentos para a asma grave é um dos objetivos do primeiro Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias de Santa Catarina (SC), situado no Hospital Dia do Pulmão (HDP), em Blumenau. Quem sofre com a doença e não teve resultado com as medicações disponíveis atualmente, pode procurar o HDP e se cadastrar gratuitamente para a pesquisa de uma nova medicação. Ainda em fase de teste, mas com segurança comprovada de acordo com rígidos protocolos internacionais, a medicação traz a grande vantagem de ser aplicada por via oral – ao inverso das anteriores, disponíveis apenas de forma injetável (injeções).

A pneumologista e investigadora principal do Centro de Pesquisa Clínica, Marina Andrade Lima, é a responsável junto ao HDP pela iniciativa em Blumenau. Segundo ela, para a realização da pesquisa, o paciente é escolhido pela equipe médica e, se concordar com o convite, assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Os pacientes que têm interesse em participar da pesquisa devem procurar o Hospital Dia do Pulmão e realizar o cadastro. O projeto é gratuito durante todo o procedimento, que tem a duração de um ano. Se o resultado for positivo, o paciente ganhará a medicação por toda a vida. “O paciente que chega até o final da pesquisa passa a receber a medicação utilizada gratuitamente para continuar o tratamento, caso tenha se mostrado eficaz durante o estudo. Além disso, é reembolsado o auxílio transporte e alimentação nos dias em que comparecer ao hospital durante o decurso do estudo”, conta a pneumologista.

Marina aponta que apenas no Brasil isso ocorre, de acordo com a resolução do conselho nacional de saúde – Lei 466/12 de pesquisa clínica. Conforme ainda explica a especialista, a medicação só estará disponível daqui cinco anos. “É uma oportunidade de encontrar o medicamento que faz a diferença. Que controle a asma e melhore a qualidade de vida do paciente”, destaca.

Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (47) 3037-7099 ou no HDP, situado na Rua Engenheiro Paul Werner, nº. 1141 – bairro Itoupava Seca, Blumenau.

A medicação

A medicação investigada neste ano, segundo a especialista, é inovadora. No Brasil, a pesquisa iniciou final de janeiro em Blumenau (SC) e em outras cidades como em São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). “O grupo de Blumenau é integrado por pacientes que já utilizavam diversas medicações para combater a asma, porém, não conseguiram controlar a doença. É um grupo de pessoas que ainda não tem o tratamento que nós, profissionais, consideramos excelente. Por isso estamos pesquisando novas medicações”, aponta.

A pesquisa

Somente no ano passado, foram executados cinco projetos com, aproximadamente, 150 pacientes do HDP. Com o intuito de avaliar a segurança e a eficácia de intervenções e medicamentos, as pesquisas iniciais são referentes à Asma em adultos e adolescentes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Fibrose Pulmonar. Neste ano, a pesquisa realizada é de uma medicação para combater a Asma Grave.

Uma das pacientes, S. L. Z, 17 anos, conta que em 2016 foi diagnosticada com Asma e, após as consultas, também foi escolhida para participar de uma das primeiras pesquisas do Hospital. “Foram seis meses de acompanhamento e exames específicos. A pesquisa já terminou, mas está me fazendo muito bem manter o tratamento certo no meu dia a dia. Não sinto mais tanta falta de ar, por exemplo, entre outros incômodos”, afirma. Ela conta ainda que, atualmente, mantém consultas marcadas periodicamente.

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Dia do Pulmão é acompanhado pelo Comitê de Ética da FURB, Conep, ANVISA, FDA Foodand Drugs Administration e EMA European Medicines Agency

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: