Para beber no inverno

[photopress:cassis_reduzida.jpg,full,centered]

O inverno ainda não chegou ao fim e as bebidas que acompanham a estação mais fria do ano continuam em alta. Além dos vinhos, que já fazem parte do dia-a-dia, principalmente nessa época, bebidas quentes como Armagnac, Cognac, Grappa e licores têm ganhado mais espaço nas taças dos brasileiros.

Facilmente confundidos, o Armagnac e o Cognac diferem em algumas características. Os dois são produzidos na França, provêm de regiões demarcadas, têm graduação alcoólica de 40% e usam a uva como ingrediente base para sua produção. Mas, a principal diferença entre eles é o processo de destilação: enquanto o Cognac passa por um processo de bi-destilação, o Armagnac é destilado uma única vez. Isso faz com que o Armagnac fique com um aspecto mais rústico, encorpado e complexo, enquanto o Cognac fica mais delicado, sutil e rico em aromas.

A importadora Decanter trouxe ao Brasil duas experiências sensoriais extraordinárias em termos de Cognac e Armagnac. O Cognac francês Tesseron foi eleito o melhor destilado do mundo pela Wine Enthusiast, com exemplares de 15 anos de envelhecimento até mais de um século. Já o Armagnac Delord, também francês e premiado entre os melhores do mundo, é um dos mais complexos destilados da região de Bas Armagnac.

Outra opção para esquentar as noites frias é uma boa Grappa, feita a partir da destilação de resíduos do bagaço da uva, semelhante à aguardente. A Grappa Segnana, importada pela Decanter, é uma das mais nobres da Itália e é perfeita para finalizar uma refeição. Com relação aos licores, a novidade é o Cassis de Bourgogne Briottet, conhecido como o melhor da França. Ele é obtido com a maceração de bagas de groselha negra (cassis, em francês) e é indispensável em qualquer bar. Mas, também se mostra um importante aliado na cozinha, tanto para enriquecer sobremesas como para surpreender em finalizações de molhos.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: