Para mudar é preciso coragem

Uma plateia de cerca de 800 pessoas lotou o Teatro Carlos Gomes na noite de quinta-feira (15) para ouvir o filósofo, professor e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, em um evento promovido pelo Núcleo de Consultoria e Treinamento da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), com patrocínio da Fundação Fritz Müller e Cardioprime. Com o título “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer”, o palestrante falou sobre a importância de se estar atento às oportunidades no mundo dos negócios. “A sorte segue a coragem e não o contrário. Mas, é preciso ter audácia para que isso aconteça”, observou.

Segundo Cortella, a novidade não é a mudança do mundo – isso ocorre em todos os tempos – mas a velocidade dessa mudança. “Estamos vivendo a tacocracia, a ditadura do veloz”, apontou o filósofo. Outra observação do palestrante foi que evolução não significa melhoria, mas, em grego, tem o sentido de mudança. “A evolução pode conduzir ao fracasso empresas que não são capazes de mudar”.

Mario Sergio Cortella também apontou para a necessidade dos empresários se prepararem para lidar com os jovens que estão chegando ao mercado de trabalho, que são “nativos digitais”, uma geração que nasceu com a tecnologia digital presente em sua vida. “O mundo digital altera o nosso modo de fazer negócios. A internet mudou a ideia de competência. Não se compra mais carro do mesmo modo, não se reserva um hotel da mesma maneira, nem medicina se faz mais como se fazia antes. Mesmo leigas, as pessoas têm mais acesso à informação”, refletiu Cortella.

O filósofo ainda aconselhou: “Em um mundo de oportunidades, o risco é achar que eu já sei ou já conheço”, destacando o fato de que dúvida é sinal de inteligência. “Para aproveitar as oportunidades é preciso ter coragem e a coragem demanda humildade para saber que não se sabe tudo”.

[photopress:PALESTRA_MAURO_SERGIO_CORTELLA_jpeg5.jpeg,full,centered]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: