Paraíba: novidades nas notas fiscais de remessa (NF-e) e venda (NFC-e)

A partir de 1º de abril, passa a ser obrigatória, no Estado da Paraíba, a utilização de um sistema eletrônico para as notas fiscais de venda fora do estabelecimento.

A nota fiscal de remessa, chamada “nota mãe”, continua sendo NF-e modelo 55, com a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) em tamanho normal.

Já as notas de venda, as “notas filhas”, podem ser Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) quando a venda se destinar a consumidores finais ou DANFE simplificado, quando a venda se destinar a contribuintes do ICMS. O DANFE simplificado também pode ser usado nas vendas para consumidores finais.

 

O que são notas mães e filhas

 A nota mãe: é uma nota fiscal de remessa de mercadoria para venda fora do estabelecimento.

A nota filha: é uma nota fiscal da venda efetuada fora do estabelecimento.

 

Emissão de NFC-e no prazo

A NFC-e pode ser emitida em contingência off-line quando o local de venda não possuir conexão com a internet. Mas a transmissão do arquivo da NFC-e é obrigatória dentro do prazo de 24 horas a partir da emissão, assim como ocorre com as vendas dentro do estabelecimento.

 

O cronograma na Paraíba

A NFC-e na Paraíba começou em 2014 em um projeto piloto e iniciou sua obrigatoriedade a partir de 1º de julho de 2015. Continuou com outras obrigatoriedades ao longo de 2015 e 2016 e, a partir de 1º de janeiro deste ano, o cronograma de obrigatoriedades foi finalizado com a inclusão dos demais estabelecimentos varejistas enquadrados no artigo 338 (obrigatoriedade Emissor do Cupom Fiscal) do Regulamento do ICMS-PB.

Uma opção rápida e fácil para a emissão da NFC-e é o sistema de gestão myrp, que pode ser colocado em operação na loja em poucos minutos. Além das funcionalidades básicas como a emissão de NFC-e e NF-e, envio de NFC-e por e-mail e geração de backup automático, o sistema de gestão myrp inclui controles mais abrangentes como a gestão do estoque do varejista e gestão financeira, com fluxo de caixa e registros das contas a pagar e receber.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: