Pediatria em Blumenau ganha reforço lúdico

Com o único Pronto Atendimento 24 horas pediátrico na região do Vale do Itajaí, Unimed Blumenau investe no lúdico para as crianças e lança “Turminha da Coragem” na véspera do Dia das Crianças.

O atendimento lúdico no ambiente médico-hospitalar e os efeitos positivos do “brincar” são de suma importância no processo de recuperação da saúde das crianças, principalmente em casos de hospitalização. Está comprovado que o processo hospitalar, em especial com pequenos, pode gerar grandes impactos se feito de forma incorreta.

Dessa forma, a Unimed Blumenau, em celebração ao Dia das Crianças, lançará entre os dias 11 e 14 de outubro a “Turminha da Coragem”, que visa a um atendimento mais lúdico na pediatria.

Será entregue um kit alusivo à data, composto por certificados de coragem, adesivos de peito, tatuagem e capa de identificação de super-herói para as crianças que passarem por atendimento nas unidades da Unimed Blumenau. Em alguns atendimentos também serão utilizados carrinhos elétricos para o tráfego das crianças no ambiente hospitalar, conduzidos pelos profissionais da equipe.

“A ação é o marco inicial de uma nova forma de incluir na rotina hospitalar o atendimento lúdico, pois brincar é um direito da criança, sendo, assim, inseparável o lúdico do público infantil”, ressalta o médico e presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.

“As pessoas precisam entender que a criança nasce curiosa e com vontade de aprender e brincar, com isso, é do instinto infantil entender as coisas a partir das brincadeiras. O brincar na infância torna tudo mais fácil, inclusive na área médica”, explica o pediatra cooperado à Unimed Blumenau, Dr. Paulo Roberto Imthon.

 

Turminha da Coragem

Os materiais da Turminha da Coragem estarão presentes no Pronto Atendimento da Unimed Blumenau, que é o único que faz atendimento pediátrico de urgência e emergência, 24 horas, na região do Vale do Itajaí, e no Hospital da Unimed. As ações envolvendo a “Turminha da Coragem” proporcionarão aos pequenos atendimento lúdico, com personagens que estimulam as crianças a passarem por procedimentos médicos, com brincadeiras para evitar traumas e melhorar o processo de recuperação.

Os personagens da Turminha da Coragem são: Guto, o engenhoso; Audrei, o confiante; Leia, a esperança; Bete, a positiva; Mika, a habilidosa e Theo, o esperto. Todos os personagens contam com características para que as crianças se identifiquem e se sintam seguras para realizar os procedimentos médicos.

“O brincar no ambiente hospitalar surge como um poderoso recurso que possibilita à criança o resgate de momentos que antes só poderiam ser feitos antes do processo de hospitalização, além de favorecer a sociabilidade, a interação e dinamismo mesmo com a restrição do espaço físico e das limitações da criança”, conta Imthon.

 

O atendimento lúdico no ambiente hospitalar

O especialista dá dicas de atitudes e atividades lúdicas que podem ser feitas pelos pais e profissionais no ambiente hospitalar:

  • Contar e inventar histórias educativas;
  • Incentivar a criança a contar o que está acontecendo, para ela entender que isso é apenas uma fase;
  • Folhear, desenhar e pintar livros com a criança para gerar interação;
  • Fazer brincadeiras sensoriais, ou seja, brincadeiras que além de se divertir, a criança estará estimulando seus diferentes sentidos: tato, visão e audição;
  • Fazer brincadeiras exploratórias, ou seja, brincadeiras que estimulam a criança conhecer o ambiente na qual está inserida, ex: hospital.

“A dica é para que os pais se desliguem da correria do dia a dia, das tecnologias e que presenciem de corpo e alma esse processo da criança. A presença, dedicação e amor nesse processo são essenciais para a aceitação da criança”, finaliza o pediatra.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: