Planejamento de Marketing é essencial para as organizações?

Especialista em branding fala sobre a importância dessa ferramenta, explica um passo a passo para construir um plano de marketing e desfaz alguns mitos relacionados ao marketing.


Toda organização deve ter sempre em mente uma pergunta básica: por que o cliente deve comprar de mim e não do meu concorrente? A resposta está relacionada à capacidade que a empresa tem de se conectar com o mercado e às vantagens competitivas que ela possui. Na opinião do especialista em branding D.J. Castro, CEO da Nexia Branding, “quem entende melhor o mercado, consegue alcançar mais pessoas, para vender mais e melhor”. Para isso, segundo ele, é fundamental um alinhamento em todos os níveis da empresa e uma estratégia de marketing que sustente o plano de negócios. “O planejamento estratégico de marketing é um pilar fundamental para que as empresas alcancem seus objetivos de negócios”, aponta.

 

Para que um plano de marketing seja desenvolvido, especialmente para empresas iniciantes ou marcas entrantes em novos mercados, D.J. destaca que é imprescindível determinar claramente o posicionamento da marca, seu propósito, princípios e demais conceitos, para que se tenha parâmetros para focalizar as definições de objetivos, estratégias e ações de marketing. “Os objetivos do plano devem ser claramente definidos, específicos, mensuráveis, realísticos e desafiadores, para que a empresa possa, de forma organizada, neutralizar ameaças e aproveitar oportunidades de mercado”, explica. O especialista traça um passo a passo do que é necessário para construir um bom plano de marketing:

 

1) Definir objetivos: caso contrário, não há como saber o que é preciso para atingi-los.

2) Entender seu consumidor: uma vez que você entende o que se passa na cabeça do consumidor e suas necessidades, pode alinhar as estratégias para que a sua marca seja escolhida em detrimento da concorrência.

3) Entender suas forças: quais vantagens competitivas você tem? Quais são os canais de comunicação que você deve priorizar?

4) Pesquisar a concorrência: para entender o que funciona e o que não funciona.

5) Definir como você vai ganhar dinheiro: refletir profundamente sobre os processos que envolvem a venda e como é feita a conversão.

 

“O plano de marketing precisa ser baseado em uma análise precisa da situação atual do mercado, entendendo os pontos fortes e fracos da empresa, ameaças e oportunidades apresentadas pelo mercado, conhecido como Análise SWOT. Um bom plano explica as situações atuais e futuras da organização (diagnóstico e prognóstico), específica os resultados esperados, descreve as ações específicas, identifica os recursos necessários e define os controles que permitam o monitoramento de cada ação e os seus resultados”, observa D.J. Castro.

 

Mitos do Planejamento de Marketing

 

O especialista em Branding também alerta para alguns mitos que ainda impedem as empresas de investir em um planejamento de Marketing. Ele destaca os principais e explica por quê não condizem com a realidade:

 

  • É caro. “Marketing ruim é caro, não fazer marketing é uma economia burra”, afirma. Para D.J., o marketing feito com competência é um excelente investimento e o segredo é equilibrar tempo, dinheiro e conhecimento.
  • Não funciona. “Se a sua marca não é conhecida, precisa de marketing. Se é conhecida e não está vendendo, também precisa de marketing. É importante criar estratégias consistentes”, ressalta o especialista em Branding.
  • É complicado. “É possível criar um plano de ação simples e consistente, com foco na estratégica e na coerência com os objetivos e ações”, aponta.

 

Conforme analisa D.J., uma boa gestão de marketing compreende a definição clara do planejamento estratégico de marketing dentro desses parâmetros e a sua constante correção e reavaliação a partir das necessidades percebidas durante a implementação do plano. “O processo de gestão é dinâmico e tem que se adaptar a uma mudança constante de cenários nos diversos níveis de atuação da marca e da empresa no mercado”.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: