Planejamento traz resultados

É comum as pessoas encerrarem o ano com uma série de projetos para os próximos 365 dias. É como se o réveillon fosse um portal mágico que irá nos conduzir a todos os resultados que não atingimos nos últimos 12 meses. Isso ocorre tanto na esfera familiar quanto no ambiente profissional. Mas, quem deseja fazer mais do que planos, quem quer de fato atingir resultados e celebrar conquistas tem que ir além.
O primeiro passo para um planejamento eficaz é fazer uma autoanálise da situação atual, sem mascarar a realidade. Neste momento, o ideal é cultivar a praticidade, mantendo o foco no que realmente importa, sem perder tempo analisando situações que não ajudarão a evoluir no próximo ano. Se tiver dificuldades nesta etapa, peça o feedback do seu chefe, de seus colegas ou familiares. O importante é saber analisar o passado e obter um direcionamento para o futuro.
Ao fazer esta avaliação, será possível reconhecer se é viável pedir um aumento de salário ou almejar um crescimento muito alto no faturamento da empresa. É preciso ser realista. Se o cenário atual não colabora para os resultados esperados, a expectativa vai se transformar em frustração e minar o progresso.
Além disso, é necessário estabelecer prioridades e limitar as ações planejadas dentro das capacidades de cada um ou da empresa. É melhor ter três ações planejadas que podem de fato ser executadas do que 12 inviáveis.
Outro ponto essencial para um planejamento de sucesso é a determinação de prazos. Caso contrário, as ações vão sendo postergadas e não serão cumpridas. Para facilitar o planejamento, vale a pena usar ferramentas como o PDCA (Plan, Do, Check e Act), determinando o quê, como, quando e por quem cada ação será executada.
Criar metas e fazer um planejamento eficiente é difícil, pois é algo que não faz parte da rotina da maioria das pessoas. Mas, uma vez que essa prática começa a fazer parte do DNA dos profissionais e das empresas, os resultados são positivos para todos. Fazer mais com menos é o que move a economia atualmente e o planejamento pode ser a chave para o sucesso.

Giovana Tensini de Aguiar
Psicóloga e consultora da SBA Associados

[photopress:Giovana_Tensini_SBA_Associados_baixa__2_.jpg,thumb,centered]

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: