Point of Care auxilia profissionais de saúde em diagnóstico rápido e preciso

Ferramenta que permite o diagnóstico de doenças de forma ágil e sem necessidade de laboratório, será tema de imersão em curso promovido em Balneário Camboriú.

Um diagnóstico precoce adequado e acessível pode fazer uma grande diferença para a saúde das pessoas. No Brasil, uma das ferramentas que desponta como alternativa é o Point of Care (POC). Popularmente conhecido como ultrassom à beira leito, o POC é um teste médico realizado nas emergências ou nas UTIs, pelo médico plantonista, de forma simples mas muito eficiente.

 

“O uso de dispositivos móveis no ponto de atendimento é um fator essencial para melhorar a qualidade, a acessibilidade e a segurança dos cuidados, além de aumentar a relação custo x benefício”, aponta o médico e sócio fundador da EME Doctors, empresa especializada em formações na área médica, Dr. Gustavo Deboni. Ele ainda explica que a implementação do POC é útil para os cuidados de saúde baseados no valor, onde há necessidade de um diagnóstico mais conveniente, monitorização precisa, detecção precoce e prevenção de complicações. Por exemplo, após uma PCR (parada cardio respiratória), o método pode trazer informações fundamentais para aumentar a chance de sobrevivência do paciente. Tudo de maneira rápida, sem necessidade de aparelhos de alto custo, com eficiência e segurança.

 

Com a utilização do Point of Care, não é necessário tirar o paciente do leito do hospital para a realização de exames como a tomografia ou a ressonância magnética, por exemplo. “A técnica auxilia no diagnóstico à beira leito, para tomarmos condutas mais rápidas, com baixo custo, além de permitir que realizemos procedimentos com maior segurança e menor taxa de eventos adversos associados à assistência médica”, destaca Deboni.

 

Para auxiliar estes profissionais da saúde a se familiarizarem com o Point of Care, a EME Doctors promove, no dia 2 de novembro, uma “Imersão em Ultrassom Point of Care”, no ITC da Univavan, em Balneário Camboriú, com atividades práticas no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O curso promove imersão em Ultrassom Point of Care, direcionados aos médicos que tenham interesse na área. O curso conta com aulas práticas em pacientes graves, possibilitando não só examinar pacientes normais, porém as mais variadas alterações, conforme o quadro clínico.

 

O público alvo são médicos intensivistas, emergencista, anestesistas, clínicos e cirurgiões, assim como acadêmicos e residentes que desejam manejar essa importante ferramenta com pacientes graves. No curso, serão tratados temas como operação básica do aparelho de ultrassom, ecocardiograma, US Pulmonar, E-Fast, entre outros.

 

O corpo docente é formado pelos médicos:

 

Dr. Mario H. Dutra

CRM/SP 111163

  • Médico especialista em Clínica Médica.
  • Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB.
  • MBA Executivo em saúde pela FGV.
  • Coordenador Técnico do Curso de Ecocardiograma e Ultrassom Point-of-Care pela

Imedgroup-SP

 

Dr. Ricardo Tjeng

CRM/SP 111971

  • Médico diarista da UTI do Hospital Alvorada Moema – SP
  • Coordenador Executivo do Laboratório de Competências da Faculdade de Ciências da

Saúde da Universidade Beira Interior – Portugal

 

Dra. Rebeca Klarosky

CRM/SP 175116

  • Médica plantonista da UTI do Hospital Alvorada Moema.
  • Especialista em Clínica Médica e residente de Medicina Intensiva do Instituto de

Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE-SP

 

Professor convidado: Dr. Alexandre Lemos

CRM/SC 22985

  • Médico Radiologista do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen – Itajaí – SC • Mestre em Medicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte – MG.
  • Especialista nível 4 em Ressonância Magnética pelo Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte – MG
  • Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

 

Serviço Imersão Ultrassom Point of Care

Data: 02 de novembro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: ITC Uniavan e Hospital Marieta Konder Bornhausen

Inscrições: http://emedoctors.rds.land/imersao-em-point-of-care

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: