Posicionamento de marcas no mercado

Gerar visibilidade no setor em que atua e se diferenciar dos concorrentes são considerados fatores primordiais para o posicionamento de uma empresa no mercado, seja de pequeno, médio ou grande porte. Para que isso ocorra, a marca precisa estar em contato com o público-alvo, de maneira constante, alinhada com a missão, visão, valores, produtos e serviços. E o momento econômico, apesar de retraído, é favorável a isso.

O posicionamento da marca é um trabalho constante, que acompanha o desenvolvimento e crescimento da empresa, contudo é preciso acompanhar o panorama econômico do país e fazer adequações conforme a situação do setor e abrangência de atuação. Atualmente, muitos dos consumidores brasileiros que pertencem à Classe C estão expostos a uma inflação persistente e a uma deterioração razoável da renda. Sendo assim, este público consumidor está desenvolvendo ou privilegiando determinados comportamentos, que visam economizar, como a redução das compras por impulso e a busca por produtos mais baratos, mas com mesmas funcionalidades.

Além disso, os consumidores não desejam arriscar nas escolhas de consumo. Por isso, em um mercado super ofertado, é preciso acertar na primeira vez. Então, o posicionamento da marca deve representar uma vantagem competitiva sustentável ou ‘proposição única de vendas’, isto é, deve dar ao consumidor uma razão convincente para preferi-la e comprar mesmo comparando com as concorrentes.

O cenário econômico atual retraído torna mais fácil a marca aparecer, já que há menos gente anunciando. Sempre onde existe um problema, existe também uma oportunidade. Se tem menos dinheiro no mercado, você vai deixar que vá para o concorrente? Através da marca há várias formas de chegar ao público-alvo. É preciso aproximar a marca do consumidor por meio da publicidade online e offline, que são plataformas que se complementam, e sempre priorizar a identidade, de maneira que se conecte com os consumidores. A marca de uma empresa é a principal visibilidade no mercado e deve ser trabalhada com prioridade.

Romeu Reichert, publicitário e sócio da Free Multiagência, de Blumenau (SC).

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: