Prever tendências para fugir da crise

Com pouco mais de 22 anos de atividades, a SBA Associados – empresa de consultoria de Blumenau, já viveu outras crises nos Brasil, porém sempre se destacou por encontrar oportunidades para crescer. Prova disso são as mais de duas décadas de atuação nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, onde prestou consultoria 122 empresas de diversos segmentos, como têxtil, alimentício, moveleiro, supermercados e bancos. Para chegar até aqui, um dos segredos foi a análise de tendências de futuro e preparação para atender essas demandas. A empresa que começou com duas pessoas hoje conta com 26 consultores e parceiros.

Logo que foi criada, a SBA Associados passou pelo período das mudanças de moeda do país, que afetou muitas empresas. O diretor da SBA Associados, Sidney Bohrer de Aguiar, conta que naquele período vislumbrou produtos e ações de consultoria que auxiliariam as empresas, em especial as que já eram clientes. O foco foi à área de desenvolvimento e treinamento de pessoas, visto que a crise estava gerando instabilidade em relação a mão de obra. “Foi nesse período que a SBA se posicionou no mercado com o desenvolvimento de recursos humanos”, explica.

Cerca de três anos depois, surgiu uma nova crise que afetou a economia do Brasil. Novamente a SBA Associados mudou o foco e agregou nas competências profissionais mais vinculados aos processos de gestão industrial. Dessa vez, o objetivo foi melhorar a qualidade, a gestão e redução de custos operacionais. “Nessa época as demandas por áreas de recursos humanos caíram significativamente. O que nos sustentou foi essa visão antecipada em oferecer serviços em outras áreas para atender as demandas que viriam e com isso nos solidificamos em mais uma área, que é a de gestão de processos industriais”, conta o diretor.

Nos últimos cinco anos a SBA Associados, procurando se adequar às demandas do mercado, começou investir fortemente na área de consultores especialistas em área comercial. Sidney explica que, numa leitura de mercado realizada pela própria SBA em junho de 2014, se percebeu o agravamento da situação econômica brasileira e, após uma análise das informações, a consultoria começou a dar ênfase nos produtos e serviços da área comercial e de gestão de custos. “O momento que estamos vivendo confirma nossas expectativas. Os profissionais disponíveis na SBA nessas duas áreas (comercial e gestão de custos) estão com as horas totalmente tomadas com os serviços nas empresas que atendemos”, afirma Sidney.

Para atender as demandas a SBA Associados se preparou. Para isso realizou parcerias de elevado nível de qualificação nas áreas citadas. Um exemplo é a parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a KC&D, ambas de São Paulo. Além disso, reforçou a estrutura interna para dar suporte aos consultores que estão na ponta e especializou a área comercial para trabalhar diretamente nesse segmento comercializando produtos da SBA. Atualmente há uma colaboradora para o setor de marketing, outra para o financeiro e ainda uma exclusiva para a gestão comercial da própria SBA Associados.

E a consultoria já está analisando as tendências dos próximos anos. “Estamos desenvolvendo três produtos inovadores que irão suprir necessidades de 2016 e 2017. É preciso transformar a crise em oportunidade”, revela o diretor. Nos últimos três anos, a SBA dobrou o número de clientes ativos. Só em 2015 são oito novos projetos, o que significa em relação a 2014 um acréscimo de 25% nesse período.

Atualmente, a SBA Associados possui 43 clientes ativos. Para os bons números, Sidney reforça que é essencial fazer uma análise das tendências e antecipar as ações. “Esse é o segredo. Muitas vezes as empresas preveem, mas não acreditam. Ou seja, não tomam nenhuma medida para se precaver”, explica.

 

O diretor conta ainda que a própria SBA Associados já errou, mas o saldo entre erros e acertos é positivo. Para ele, prova disso é a expressiva carteira de clientes da empresa. “Soubemos trazer os ventos da crise para as velas dos nossos navios”, revela Sidney.

 

sidney_bohrer_de_aguiar__credito_edemir_garcia_01

Sidney Bohrer de Aguiar é diretor da SBA Associados

Crédito: Edemir Garcia

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: