Programa de estágio é oportunidade para estudantes e indústrias

Em Blumenau, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferece preparação para quem busca colocação no trabalho e também para as empresas que abrem as portas aos estagiários.

De um lado, estudantes que buscam uma oportunidade de trabalho e aplicar os conceitos obtidos em sala de aula. De outro, empresas que carecem de mão de obra qualificada. Ao encontro dessas necessidades, o estágio torna-se uma oportunidade viável para ambos.

De acordo com a Lei de Estágio nº 11.788 de 2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos. Em Blumenau e região, o Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina – IEL/SC, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, oferece o Programa de Estágio Responsável.

Há 45 anos o Instituto atua na inserção de jovens no mundo do trabalho, realizando a integração entre as instituições de ensino, indústrias e estudantes. A coordenadora do IEL em Blumenau, Nathália Silveira Corrêa, explica que um dos principais focos na área da educação é o Programa Estágio Responsável. “O objetivo é proporcionar ao jovem experiência profissional, agregando a teoria da sala de aula à prática do dia a dia de uma empresa”, afirma.

No Programa de Estágio Responsável do IEL está incluso todo o processo pressede recrutamento e seleção (desde a triagem dos currículos até avaliações psicológicas e pareceres) e a gestão do contrato de estágio (repasse de bolsa, orientação legal, confecção e gerenciamento do Termo de Compromisso, rescisão do estágio e contratação de seguro de vida).

Focado na melhoria contínua da prática do estágio, o IEL também oferece capacitações voltadas ao estagiário, com temas relacionados a comportamentos e atitudes essenciais para o desenvolvimento da carreira profissional, por meio de debates, dinâmicas de grupo, reflexões e exercícios.

Em contrapartida, quem contrata o serviço recebe capacitação voltada para os gestores de recursos humanos e supervisores de estágio, que para as indústrias associadas à FIESC é totalmente gratuito. “Essa capacitação oferece informações aos participantes do que constitui o estágio, orientações sobre a legislação da categoria, o perfil dos estagiários e o papel do supervisor, contribuindo ainda para o aprimoramento das competências de autoconhecimento e liderança”, explica a coordenadora.

Para o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr., as indústrias precisam aproveitar mais essa oportunidade. “O objetivo do Programa é contribuir com a competitividade da indústria catarinense. O estágio pode proporcionar novas ideias, conhecimento técnico, práticas inovadoras e é claro, a retenção de talentos. É uma visão de futuro que vale a pena”, afirma Baumgarten Jr.

Quem pode fazer estágio?

Alunos devidamente matriculados e que estejam frequentando as salas de aula dos cursos superior, técnico, médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental. Estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no país, autorizados e reconhecidos, observado o prazo do visto temporário do estudante.

Legislação

Segundo a Lei de Estágio nº 11.788 (25/09/2008), Art.1º, Capítulo I: “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

IEL em Blumenau

Santa Catarina conta com dez unidades do IEL, que atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A regional de Blumenau fica na rua Antônio da Veiga, 69 – 1° andar, no bairro Victor Konder. O contato pode ser feito pelo fone (47) 3322 – 5127 ou pelo e-mail iel.blumenau@ielsc.org.br.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: