Programa de Inclusão do SESI promove capacitação com especialista português

A partir desta terça-feira (30), a equipe do Programa de Inclusão do SESI promove, em Blumenau, o treinamento de supervisoras de Educação Inclusiva. O evento acontece no Complexo Esportivo do SESI e segue até a próxima quinta-feira (1º). O tema do treinamento, que terá como palestrante o professor da Universidade Técnica de Lisboa e presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, David Rodrigues, será “Transição para a Vida Pós Escolar: objetivos e estratégias”. David Rodrigues é consultor do Programa de Inclusão desde a sua criação, em 2009, e atende todas as unidades do SESI. Esta é a primeira vez que o palestrante vem a Blumenau.

Escolas inclusivas de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Marau, São José e Videira estão participando do treinamento, que tem como objetivo capacitar, de forma continuada, a equipe técnica da Educação Inclusiva para o aprofundamento de estudos e práticas de conteúdos voltados para a inclusão, fortalecendo a concepção da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O primeiro dia de atividades iniciou com as palestras “O que é e o que não é a inclusão: perspectivas da neuropsicologia” e “Barreiras e facilitadores da transição para a vida Pós-Escolar”, ministradas por David Rodrigues.

Na quarta-feira (31), o professor David volta a ministrar duas palestras aos participantes com os temas “O planejamento centrado na pessoa: os Planos de Transição” e “Valor que as pessoas com deficiência podem acrescentar às empresas”. Para finalizar o treinamento, ocorre na quinta-feira (1º) outras atividades, como dinâmicas, bate-papo e compartilhamento de experiências.

Sobre David Rodrigues

David Rodrigues é professor da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação Especial e Reabilitação. Coordena o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas. É pesquisador nas áreas da Educação Inclusiva, Educação Especial e Psicomotricidade. Trabalha em projetos europeus na Ucrânia, na Lituânia e na Rússia. Visita regularmente universidades brasileiras, especialmente a Unicamp e a Udesc.

Trabalha para a Unesco em projetos de educação inclusiva e é coordenador do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. É autor/organizador de 25 livros publicados em Portugal, Brasil e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 12 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Fundador e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. É membro do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). É sócio honorário da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada.

img20160830wa0004

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: