Programa Novos Caminhos dá início à nova turma

Os 26 jovens que vão participar da terceira turma do Programa Novos Caminhos estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (3) para participar da aula inaugural. Além deles, o evento, que aconteceu no auditório do SENAI de Blumenau, reuniu representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC. O programa atende jovens de 14 a 18 anos que vivem em programas de acolhimento e é resultado de uma parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça e a Associação dos Magistrados Catarinenses.

Durante o evento, o vice-presidente regional para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten, falou da importância do programa e de como ele trará aos participantes novas oportunidades. “Por meio do Novos Caminhos, a FIESC está abrindo uma grande porta de oportunidades para esses jovens ingressarem no mercado de trabalho. Com esse tipo de programa tão importante conseguiremos, cada vez mais, formar cidadãos de bem”, ressalta.

Após a apresentação do programa, os novos alunos participaram de uma dinâmica que abordou os sonhos de cada um. Em seguida, eles puderam conhecer melhor a estrutura no SENAI.

 

Sobre o programa

Com o programa, o intuito da FIESC é inserir os jovens no mundo do trabalho e para isso desenvolve capacitações voltadas a questões comportamentais, trabalhistas e também educacionais, além de possibilitar a inserção em cursos de qualificação, aprendizagem e técnico. Por meio dele, os jovens sãos preparados para o mundo do trabalho e para a nova fase da vida após o abrigo, já que muitos foram destituídos do poder familiar. “Com o Programa Novos Caminhos, colaboramos com a preparação desses jovens para o mundo do trabalho e a nova fase da vida”, ressalta a responsável regional IEL Vale do Itajaí, Nathália Silveira Corrêa.

Na primeira etapa do programa serão realizados 23 encontros. O IEL abordará temas como Postura Profissional, Empreendedorismo, Iniciativa e Proatividade entre outros assuntos relacionados ao mundo do trabalho. O SESI abordará a temática da inclusão (aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças) e também minicursos voltados à prevenção de drogas e DSTs. O SENAI realizará cursos voltados a competências transversais como finanças pessoais, educação ambiental, legislação trabalhista entre outros.

Na segunda etapa, os jovens serão encaminhados aos cursos ofertados pelo SENAI (sejam eles de aprendizagem ou técnico).  As duas etapas podem ocorrer concomitantemente, desde que os jovens consigam conciliar as atividades.

 

06 07 08 09

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: