Programa Novos Caminhos inicia nova turma

A aula inaugural do Programa Novos Caminhos aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório do SESI, em Blumenau. A nova turma terá 27 jovens que se encontram em situação de acolhimento na cidade. O projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes, ao completarem 18 anos, a perspectiva de uma vida adulta com qualidade.

Após a apresentação do programa, os novos alunos participaram de uma dinâmica que abordou os projetos de vida de cada um. Posteriormente, eles tiveram a oportunidade de visitar o Espaço de Educação Maker do SESI.

A parceria é do Sistema FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina (OAB/SC) e Fecomércio. A aula inaugural reuniu representantes das entidades citadas, a fim de mostrar a importância do programa na vida dos jovens.

Durante o evento, o vice-presidente Regional para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten, declarou que esses jovens são o orgulho das pessoas que fazem o Programa Novos Caminhos acontecer. “Agora é a hora de vocês encararem esse desafio, que é uma porta de oportunidades para o futuro de vocês. Espero que aproveitem essa oportunidade e também não deixem o seu colega desistir”, concluiu.

A juíza da Vara da Infância e Juventude de Blumenau, Simone Faria Locks, se mostrou muito feliz em representar a entidade e parabenizou os jovens pela iniciativa. “O esforço de vocês é o que vai levá-los ao sucesso. A vida é o que acontece quando a gente planeja o futuro. E isso vocês estão fazendo hoje”, ressaltou.

“A luz daqueles que participam do programa faz com que eu ainda acredite no bem e no futuro que vocês, jovens, podem fazer”, declarou o 2º vice-presidente da AMC, Osvaldo Ranzi, esteve representando o presidente da entidade.

Um case de sucesso foi apresentado aos jovens. Representando a empresa Coteminas, Jorge Machado e duas adolescentes falaram sobre o programa e suas atividades atuais na empresa, que somente foi possível através do programa. Para as jovens, o programa é muito bom e promove aprendizado e conhecimento. “É uma oportunidade de ouro. Obrigada Novos Caminhos”, declarou uma das jovens.

O Programa
Focado na Educação para o Mundo do Trabalho e Cidadania, o programa proporciona aos adolescentes com idade acima de 14 anos, em situação de acolhimento, a formação em cursos profissionalizantes. Os jovens são preparados para o mundo do trabalho e para a nova fase da vida após o abrigo, já que muitos foram destituídos do poder familiar. O programa inclui um curso, dividido em 22 módulos: nove do IEL, sete do SENAI e seis do SESI.

Ao ingressarem no programa, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do IEL, SESI e SENAI.Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a para fazer parte dessa relevante ação social.

580px_e5901ed97ead92590243

Vice-presidente Regional para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten

2

Juíza da Vara da Infância e Juventude de Blumenau, Simone Faria Locks
imagem
2º vice-presidente da AMC, Osvaldo Ranzi

580px_e5901ee17cb8f9591251

Diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Mendonça de Carvalho

580px_e5901ee67aeb8a592211

Diretor do SENAI Vale do Itajaí, Jair Luiz Lenzi

580px_e5901ee88d63fa592244

Equipe de trabalho do Programa Novos Caminhos

580px_e5901eeace21f8593220

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: