Quando o bebê não dorme

Consultoria do sono ajuda famílias a enfrentar os problemas relacionados ao sono das crianças e ter mais qualidade de vida

Uma das grandes preocupações dos pais de recém-nascidos é o sono dos bebês. Como estabelecer uma rotina? O que pode afetar positiva ou negativamente o sono? O que fazer quando o bebê tem dificuldade para dormir? Para auxiliar os pais com todas essas dúvidas, existe até uma profissão especializada e recente no Brasil. É a consultoria em sono infantil. Em Blumenau, a única profissional nesta área é a fisioterapeuta Ana Paula Franz, que tem certificação internacional pela IMPI (International Maternity & Parenting Institute), escola que é referência mundial no assunto com sede na Califórnia (EUA) e que forma profissionais em 46 países.

Ana Paula explica que o trabalho pode começar ainda na gestação, com o “aconselhamento preventivo”, que permite que logo nos primeiros meses de vida do bebê sejam criados hábitos saudáveis, que vão ajudar os pais a garantirem um sono de qualidade para a criança e, como consequência, para toda a família.

Porém, muitos pais apelam para a consultoria quando realmente chegam no limite. Foi o caso da Heloisa Schmid. Mãe das gêmeas Theodora e Donatela, hoje com 1 ano e 1 mês de idade, ela começou a consultoria com Ana Paula Franz quando as meninas estavam com seis meses. Ela conta que, a partir dos 4 meses, as bebês começaram a despertar várias vezes durante a noite chorando. Os pais tinham que levantar e dar a chupeta e, então, elas voltavam a dormir. Às vezes, isso acontecia 20 vezes por noite. Os pais chegavam a se revezar em turnos para atender as meninas. “Pelo fato de demandarem tanto da gente, as duas estavam dormindo no nosso quarto, o que sabíamos que não era adequado. Foi quando, numa exaustão extrema, conhecemos a Ana. Ela nos fez ver que cometíamos pequenos erros sem saber”, lembra Heloisa.

A consultoria começou com uma higiene do sono, com algumas alterações da rotina durante o dia, o que influenciava o sono da noite. O processo todo levou apenas um mês, mesmo com alguns períodos mais trabalhosos, incluindo um resfriado que atrasou os resultados. “Foi um processo exaustivo, quase pensamos em desistir. Mas, quando estava quase chegando a um mês de consultoria, começou a fluir. O dia a dia ficou mais fácil e a noite foi reflexo disso. Foi maravilhoso quando conseguimos dormir uma noite inteira! Hoje, elas dormem a noite toda sozinhas no quarto delas, sem nenhum tipo de auxílio nosso. Nem mesmo resfriados ou dentinhos nascendo nos fazem voltar aos velhos hábitos. Estávamos num grau de exaustão muito grande, o que acabava afetando a saúde física e psíquica e os relacionamentos fora e dentro de casa”, afirma Heloisa.

Atualmente, estima-se que 40% das crianças sofrem de algum distúrbio do sono. “Cada criança tem um ritmo e um desenvolvimento diferente, por isso cada situação é única e precisa de atenção específica”, aponta a consultora. Segundo ela, a melhor maneira de entender por que a criança não está dormindo bem é prestando atenção nos detalhes como ambiente, hábitos, alimentação, estímulos, entre outras coisas que podem influenciar no sono das crianças. “Infelizmente, as pessoas ainda possuem a crença de que um bebê despertar várias vezes durante a noite é normal e não fazem ideia do quanto isso pode ser prejudicial para o comportamento e o aprendizado do seu filho a longo prazo. Uma criança saudável, a partir dos 6 meses de idade, é capaz de dormir bem e tem necessidade físicas e fisiológicas para que isso ocorra”, finaliza Ana.

 

Consultoria do sono

O serviço de consultoria do sono consiste em auxiliar gestantes e famílias com bebês e crianças de até cinco anos que estejam enfrentando dificuldades para dormir. Ana Paula, junto com a família, utiliza técnicas para entender o que está acontecendo com a criança, adequar o ambiente, compreender a rotina e estabelecer hábitos saudáveis para promover o melhor sono possível para todos.

 

Sobre Ana Paula Franz

Ana Paula Franz é fisioterapeuta e empresária, mãe do Miguel de 1 ano de idade. Quando ficou grávida, começou a estudar sobre o sono e descobriu que havia maneiras de fazer um bebê dormir melhor. Mesmo colocando tudo o que leu nos livros e na internet em prática, ainda não estava sendo suficiente. Foi então que conheceu a escola americana International Maternity and Parenting Institute (IMPI). Por meio da releitura de técnicas de diversos autores especializados, aos seis meses de idade Miguel passou a dormir 12 horas seguidas de sono, fazendo tudo de maneira muito amorosa e acolhedora. Foi aí que Ana Paula resolveu ajudar outras mães e criou a Bom Sono Consultoria, que atua desde 2017 atendendo famílias de qualquer lugar do país. O atendimento pode ser presencial ou a distância, via skype.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: