Quando procurar o pronto atendimento médico

Pacientes devem ficar atentos a algumas atitudes e cuidados considerados importantes.

Quando alguém não se sente bem, o primeiro passo é procurar por atendimento médico. Quando o corpo adoece, naturalmente ele fica mais sensível, por isso, há o desejo de que o atendimento seja ágil e atencioso. Mas, é necessário ficar atento a algumas atitudes e cuidados para facilitar este processo.

O diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Kreibich, destaca que alguns sintomas são característicos de urgências pneumologicas e, estas pressupõem atendimento mais premente e portando a abordagem em Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

No caso dos adultos, a dificuldade respiratória , dores intensas, ou forte pressão no peito, acompanhadas lábios e/ ou extremidades azuladas , palidez, atordoamento, pulso acelerado ou lentificado, são sintomas que merecem atenção com maior agilidade. Em crianças, os sinais de urgência pneumologica são: febre persistente acompanhada de recusa alimentar e prostração, respiração difícil, lábios e extremidades azuladas.

Por ser uma unidade especializada, o atendimento do SPA está focado nas vias respiratórias das crianças e adultos. “Mas, na maioria das vezes é possível marcar uma consulta e ir a médico com calma e tranquilidade”, explica Kreibich.

Um dos fatores importantes que devem ser observados pelos pacientes e contribuem para um atendimento de qualidade, é recordar quais remédios estavam tomando. Além disso, ter os últimos exames realizados em mãos também auxilia no diagnóstico. Vale ressaltar que o Hospital do Pulmão tem como característica principal, ser um hospital-dia. “A realização de todos os exames no mesmo dia é um diferencial nosso. O paciente sai daqui com todos os exames realizados, com diagnóstico estabelecido e a tratamento iniciado, porém, é necessário que eles venham ao SPA ou às consultas cientes deste processo, que, dependendo de cada caso e do fluxo do dia, pode ser um pouco extenso”, ressalta Kreibich.

Cartilha de orientações

Para melhorar e tornar mais ágeis os atendimentos, com a ajuda dos pacientes, o Hospital Dia do Pulmão elaborou uma cartilha com informações importantes sobre consultas e os serviços disponíveis . Denominado de “Respire Sempre Bem HDP”, o informativo ficará disponível no site www.hospitaldopulmao.com.br e nas dependências de acesso ao público do hospital. O objetivo é que os pacientes tenham em mãos todas as orientações necessárias para facilitar o contato médico.

Na cartilha estão informações sobre: primeira consulta; agendamento de consulta; como evitar atrasos por parte de pacientes; o que levar para a consulta; exames feitos no mesmo dia; SMS de confirmação de agendamento; onde se dirigir ao chegar ao hospital; retornos e avaliações; consultas no SPA; explicações de exames; vacinas; terapias com medicamentos; atestados; e declarações.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: