Receitas à base de vinho: além de acompanhar as refeições, a bebida também pode ser utilizada como tempero ou ingrediente

Utilizar o vinho como ingrediente na preparação de pratos pode ser um ótimo truque para adicionar sabores únicos ao cardápio, desde que utilizado da maneira correta.
Do vinho tinto ao branco, do espumante ao frisante e ainda temos os incríveis e pouco compreendidos rosé e fortificado, o que não faltam são estilos para agradar o paladar com sabores incríveis. Mas, a versatilidade do vinho não se limita apenas as taças. A bebida também é um ótimo acompanhamento para alguns pratos.
Segundo o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, o vinho, em geral, realça o gosto do prato acrescentando aromas e sabores característicos. A bebida, por exemplo, pode ser utilizada em marinadas e cozimento de aves e carnes, em sopas, molhos quentes ou frios, recheios de bolos, tortas e sobremesas.É possível utilizar todos os tipos listados acima no preparo de alimentos, e geralmente são utilizados em três etapas na cozinha: no pré-preparo (marinada), em especial de carnes quando o alimento fica imerso em meio ácido por algumas horas junto com outros ingredientes da receita para absorver esses sabores, na cocção de carnes em panelas ou forno, de risotos e frutas, como por exemplo, pera ao molho de vinho, nos molhos e reduções para acompanhamento.

Além disso, o sommelier destaca que é tradicional em algumas culturas harmonizar o prato com o mesmo vinho utilizado na receita, na Borgonha, por exemplo, o mesmo vinho utilizado no cozimento do Boeuf Bourguignon, pode acompanhar à mesa, mas, não precisa ser um exemplo a ser seguido, já que não se aconselha utilizar vinhos caros nas receitas. “Não precisa ser caro, basta que tenha qualidade aceitável. É importante também utilizar apenas vinhos em bom estado, aquelas sobras em garrafas abertas por vários dias já oxidadas ou bouchonnés – um defeito que o faz ter gosto e cheiro que lembra o mofo – não devem ser utilizadas para cozinhar”, finaliza Sidney.

Vinhos Brancos
Os vinhos brancos são ótimos para marinadas de aves e cozimento de risotos. Estes, em geral, tem acidez acentuada e exige um pouco de atenção na escolha para que o prato não adquira esta característica depois de pronto.

Vinho Tinto
O vinho tinto é mais usado em reduções, assados e cozimentos de caças e outras carnes vermelhas. Além disso, também pode ser utilizado para reduções e outros molhos para acompanhar diversas receitas.

Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: