Receitas para aproveitar o final do inverno

A estação mais fria do ano está chegando ao fim. Que tal aproveitar os últimos dias de Inverno para saborear deliciosos caldinhos harmonizados com vinhos ideais para esta época do ano? O sommelier da Enoteca Decanter, Sidney Lucas, e a Chef Gourmet Janaína Rickman, apontam três receitas que podem ser feitas em casa.

Receita 1: Creme de cenoura e gengibre, com camarões salteados (4 porções)

Sugestão de Vinho: Quinta da Neve Rosa da Neve 2013

Ingredientes:

5 cenouras
20g de gengibre
200g de camarão rosa sem casca
1 alho-poró
1 dente de alho
1 cebola roxa
Sal a gosto
Pimenta a gosto
90g de manteiga

Modo de Preparo: Em uma panela derreta a manteiga e refogue cebola, alho, alho-poró, gengibre e a cenoura sem casca. Cubra a panela com água e cozinhe por 40 minutos. Triture todos os legumes com um mixer. Acrescente o caldo do cozimento e acerte o sal e a pimenta. reserve. Em uma frigideira derreta a manteiga e salteie os camarões.

Montagem: duas conchas de creme de cenoura e 5 camarões.

Receita 2: Creme de cebola gratin

Sugestão de vinho: Bedin Prosecco Extra Dry

Ingredientes:

10 cebolas em rodelas
1 dente de alho
100ml de vinho branco seco
5g de queijo gruyere
90g de manteiga
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 baguette

Modo de preparo: em uma panela derreta a manteiga, e refogue a cebola ate que ela escureça. Acrescente o alho, doure o alho acrescente o vinho branco. Deixe deglaçar por 2 minutos. Acrescente 4 xícaras de água morna e deixe cozinhando por 30 minutos. Em uma frigideira grelhe rodelas de baguete e reserve.

Montagem: em uma consomê disponha duas conchas de creme de cebola, uma fatia de baguette e rale o queijo gruyere. Leve ao forno por 10 minutos 200 graus.

Receita 3: Creme de cogumelos salteados com ervas e amêndoas crocantes

Sugestão de vinho: Bouza Albariño 2015

Ingredientes:

2 bandejas de Shitake
300g de amêndoas laminadas
90g de manteiga
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1knorr caldo de galinha
1 cebolinha
150g de nata
400ml de água morna
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Em uma panela aqueça água e cozinhe metade da cebola, um dente de alho, caldo de galinha e cebolinha. Corte a outra metade da cebola e um dente de alho em brunoise. Em uma frigideira derreta a manteiga e refogue a cebola, dente de alho e reserve. Corte os shitakes em laminas. Na mesma frigideira derreta manteiga e salteie os shitakes. Em um bowl junte os cogumelos e os legumes refogados, duas conchas de caldo e triture tudo. Volte tudo para uma panela e acrescente pouco mais de manteiga e refogue, vá regando com conchas de calda até alcançar o ponto de mingau. Acrescente a nata, acerte o sal e reserve. Em uma frigideira salteie as amêndoas.

Finalização do prato: Em um prato fundo sirva conchas de creme de funghi, uma colher de amêndoas salteadas e cebolinha picadinhas.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: