Restauração da segunda maior casa enxaimel de Blumenau conta com serviço de escaneamento inédito na cidade

Aplicado pela empresa WRodacki, a utilização do Scanner a laser 3D tem o objetivo de capturar informações precisas e detalhadas para o acervo histórico, projeto e restauração do antigo Salão Kunze.

 

Começou no sábado, dia 06, a restauração da segunda maior casa enxaimel de Blumenau que abrigava o tradicional Salão Kunze. A novidade da restauração e reconstrução do local é a utilização de um equipamento inédito na cidade, fornecido e aplicado com exclusividade na região pela empresa WRodacki. Trata-se do Scanner a laser 3D, que permite uma precisão milimétrica de medição a laser para documentação e pesquisas em 3D.

 

A segunda maior casa enxaimel de Blumenau

O imóvel tem quase 90 anos e está em estado de abandono no distrito da Vila Itoupava, em Blumenau. Desativado há 25 anos, o local está passando por uma restauração minuciosa, e o intuito é recuperar e restaurar a casa.

A engenheira Camila Kleis Rodacki comenta que a realização deste trabalho foi uma experiência incrível, por se tratar de um edifício histórico da região do Vale do Itajaí. “A casa enxaimel sofreu grandes alterações devido a um incêndio, parte da estrutura tinha desabado e havia muitos escombros no local. Mas ainda foi possível identificar objetos, livros e até tecidos misturados com a madeira danificada, evidenciando os vestígios históricos do ambiente”.

Camila conta que a captação da casa enxaimel durou cerca de duas horas e meia, já o processamento dos dados, feito em escritório, durou mais quatro horas. “Em menos de um dia de trabalho pode-se obter uma nuvem de pontos completa e detalhada da estrutura”. Ao todo foram utilizadas no local 16 cenas, ou seja, foram escaneados 16 pontos da casa, cada um com aproximadamente 9 minutos de duração, atingido uma precisão média de 3.2mm.

 

O Scanner a laser 3D

Fabricado na Alemanha, pela empresa Faro Technologies, o Scanner a laser 3D permite realizar medições de estruturas de forma rápida, simples e precisa, com redução de erros, produtividade e eficiência. O produto é uma nuvem de pontos e, cada ponto possui uma coordenada x,y,z, ou seja, entrega um modelo digital 3D que possibilita inúmeras aplicações, desde a criação de um projeto baseado nas características originais, memória documental, até perícia.

A técnica já foi utilizada no Brasil em diversas ocasiões, como por exemplo, no Museu Imperial de Petrópolis, para acervo histórico, no museu Nacional no Rio de Janeiro, para perícia e, no viaduto que cedeu na marginal Pinheiros, em São Paulo, para levantamento da estrutura existente.

Alguns benefícios do scanner a laser 3D são: aumento de potencial produtivo, redução de visitas ao local, registro completo do ambiente, minimização de riscos, agilidade em campo, interoperabilidade, qualidade de dados, redução de retrabalhos, redução de equipe de campo e eliminação de atividades sem valor agregado.

 

A WRodacki

A WRodacki  é uma empresa inovadora no processo de engenharia e construção civil no Vale do Itajaí. Como propósito de contribuir com o desenvolvimento da engenharia e suas vertentes, a WRodacki acredita que a colaboração e a evolução contínua são fundamentais para o ramo. Com um novo olhar e atentos às tendências de mercado, a companhia trás uma nova proposta de negócio que visa o compartilhamento de ideias e potencial das empresas. A companhia tem como foco atuar com empresas e projetos que precisam desenvolver processos de engenharia em qualquer área, que querem inovar e entendem a importância da boa utilização da tecnologia com esse objetivo.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: