Saúde infantil ganha mais um aliado em Blumenau

Hospital do Pulmão investiu em novas tecnologias e adquiriu aparelho que mede a função pulmonar, inclusive em crianças acima de dois anos.

Equipamentos de última geração são importantes aliados para o diagnóstico correto. No Hospital Dia do Pulmão (HDP), um oscilômetro acaba de ser adquirido para permitir a avaliação da função pulmonar em pacientes de todas as idades.

O aparelho inédito na região faz parte do processo de revitalização do Hospital, que passou a contar com novas especialidades, como otorrinolaringologista e alergologista incluindo o atendimento pediátrico. “A espirometria, conhecida como exame de sopro, mede a função pulmonar, a capacidade respiratória e a passagem do ar através dos brônquios, entre outros itens importantes para o diagnóstico médico. Porém, crianças abaixo dos cinco anos e alguns idosos têm dificuldades em realizá-la, pois ela exige compreensão das orientações dadas, concentração e coordenação. O exame de oscilometria por impulso tem como objetivo avaliar a resistência das vias aéreas. É indicado em crianças acima de dois anos, por ser um exame de simples realização.

O exame de oscilometria por impulso tem como objetivo avaliar a resistência das vias aéreas. A criança necessita respirar lentamente por 20 segundos no equipamento. Durante a manobra o aparelho gera impulsos que percorrem as vias aéreas centrais e periféricas e com isso avalia e diagnostica obstruções na arvore traqueobronquica, complementando a consulta do pneumologista pediátrico. O exame pode estar alterado nos pacientes com asma, bronquite e outras hiperreatividades e é utilizado para o acompanhamento destas patologias pulmonares”, explica a pneumopediatra Manoella Schmidt Kreibich.

Outra característica do exame é a possibilidade de avaliar o efeito das medicações respiratórias, o que é bastante significativo para a definição do tratamento a ser instituído.

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

A partir de 2003, a estruturação física e funcional permitiu a formatação da abordagem em regime de Hospital Dia, possibilitando agilizar o atendimento por meio da realização dos exames complementares e o início do tratamento no mesmo dia.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: