SC Gourmet apresenta benefícios do vinho

Terceiro dia da mostra contou com palestra do cardiologista Siegmar Starke

Os benefícios do consumo moderado de vinho foram o tema da palestra do cardiologista Siegmar Starke, da Cardioprime, durante a SC Gourmet neste sábado (23). “As refeições acompanhadas de vinho tornam-se mais lentas, comemos menos e isso é saudável”, destacou o médico. Além disso, de acordo com Starke, o vinho tem uma substância que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom; também é antioxidante. O especialista destacou que o consumo indicado é de até 250 ml diariamente, com regularidade, quando não há contraindicações médicas. Mas, conforme destacou Starke, “vinho não é medicamento, ele serve para acompanhar os bons momentos, como as refeições”.

Também com o tema voltado para a qualidade de vida, a palestra de James Salomé abordou a cadeia produtiva do mel e da fruticultura. Entre os temas gastronômicos, a chef Andréia Pacher falou sobre sobremesas e a chef Gabriela Mendes Cunha apresentou uma aula show sobre cozinha do mar, com o tema crustáceos. O encerramento do terceiro dia da mostra foi com o chef alemão, radicado no Brasil, Heiko Grabolle, que ministrou aula show sobre a nova cozinha alemã. O sommelier da Decanter, Igor Maia, fez a harmonização de vinhos nos três eventos gastronômicos. O profissional é reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers e pelo Wine Spirit Education Trust.

Expositores apresentam novidades
A 1ª SC Gourmet apresenta um grande número de estandes. São 70 expositores preparados para mostrar seus produtos e iguarias, com explicações e degustações para agradar o público.

Entre os produtos, a Spül Boy, empresa de São Cristóvão (RJ), apresenta o aparelho portátil para lavar copos. Produzido na Alemanha, é capaz de lavar 15 copos por minuto. Sustentável, o produto garante economia de 60% a 70% de água e não gasta energia, pois funciona através de pressão de água.

Quatro empresas de Pomerode também estão presentes para mostrar seus produtos. A Behling apresenta seus artigos de madeira, como os suportes para churrasco; a Juréia traz conservas; a Laticínios Pomerode mostra queijos fundidos, conhecidos por sua versão em bisnagas; e a Nugali, diferentes tipos de chocolate. As empresas vendem para a região Sul, Sudeste e outras cidades de regiões diferentes, mas pretendem abranger ainda mais localidades.

A Vinícola San Michele traz à Mostra sua linha de vinhos e sucos e lança a marca “Passione & Gusto”, com produtos da alta gastronomia, como os funghis desidratados importados da Itália. No Vale da Uva e do Vinho Goethe na SC Gourmet, uma variedade rara de uva chama atenção. É a Goethe, que possui difícil adaptação aos climas tradicionais e em Urussanga (SC) encontrou a combinação ideal de calor com poucos momentos de frio. Com mais de 100 anos de história, a uva Goethe traz o sobrenome do poeta alemão Johann Goethe, pois seu criador era fã do escritor.

Brasilberg e Underberg são os produtos destacados na feira pela Underberg do Brasil. Com o Brasilberg, bebida com ervas selecionadas da Amazônia e de outros lugares do mundo, é possível fazer o drink “Rio Negro”, oferecido para degustação no estande. Já o Underberg, produzido na Alemanha desde 1846, é um digestivo comprovado, pois estimula os sucos gástricos e a atividade intestinal.

Com receitas alemãs e americanas, a empresa Delikaten, de São Bento do Sul (SC), apresenta sabores exclusivos de doces caseiros como cookies e chocolates. Entre os produtos artesanais está o lançamento, um kit de chocolates sortidos 100% Belga.

As cacharias artesanais do Rio Grande do Sul apresentaram seus produtos e lançamentos pela marca Alambique Gaúcho. Com os destaques para as cachaças Weber Haus Reserva, que possui seis anos de envelhecimento em carvalho e bálsamo; e a Harmonie Schnaps, cachaça exclusiva envelhecida em quatro tipos de madeiras: carvalho, grápia, louro e cabreúva.

A empresa Flor de Cana, de Braço do Trobudo (SC), lança a cachaça Premium e oferece personalização na embalagem como presente para o dia dos pais. A caixa que armazena a cachaça foi trazida da França especialmente para valorizar o produto. Já o engenho Bernardo de Milano trouxe para a mostra a cachaça de uva. A receita de família é produzida por safras e possui a fruta dentro da embalagem, mantendo o sabor e qualidade da bebida.

Propondo um novo design, Ariwa Exclusive, água mineral natural, apresenta uma embalagem higiênica e possui uma tecnologia de envasamento a vácuo. O produto não entra em contato com luz e ar, desta forma permanece fresca por mais tempo. O sistema Bag In Box também proporciona fácil manuseamento.

A Ceraflame possui produtos em cerâmica resistentes a choques térmicos. As panelas têm tecnologia atóxica, não riscam e podem ser levadas direto ao fogo. As facas são até 60 vezes mais resistentes do que as comuns e os cortes mais precisos. Para o SC Gourmet, a empresa apresenta a nova linha de produtos, chamada Terrine, que possuem design arrojado e funcional.

A SC Gourmet
Desde sexta-feira (21) até amanhã (24) profissionais e visitantes podem participar de exposições, palestras e workshops sobre temas variados. Destaca-se a presença dos chefs internacionais Emmanuel Bassoleil (França) e Heiko Grabolle (Alemanha). O primeiro ministrou aula-show na quinta-feira e o segundo fez sua apresentação hoje (23), às 20h.

A mostra reúne produtores dos mais diferenciados tipos de queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geleias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil e exterior. Segundo um dos organizadores do evento, Develon da Rocha, a ideia é apresentar as novidades do mercado aos profissionais das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final.

A SC Gourmet conta com o suporte de importantes organizações, entre elas a Eletrosul e a SC Gás, além do SENAC/SC, apoiador pedagógico e patrocinador dos eventos enogastronômicos.

Confira outros destaques da SC Gourmet aqui e aquiSC Gourmet

Quando: 21 a 24 de julho
Horário: das 15h às 19h para profissionais e das 19h às 22h para consumidores
Local: Vila Germânica
Rua Alberto Stein, 199 – Bairro Velha – Blumenau/SC

Mais informações:
www.scgourmet.com.br

ou

Presse Comunicação Empresarial
(47) 3041-2990 / 9919-6779 / 9943-2992
Fernanda ou Cristiane
www.presse.inf.br/noticias

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: