SC Gourmet apresenta excelentes expectativas para uma nova edição no próximo ano

Blumenau (SC) – A SC Gourmet – Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, registrou saldo positivo neste domingo (24). Foram quatro dias de exposições, cursos, workshops e aulas com chefs renomados no Brasil e no exterior. A organização do evento encerra a SC Gourmet com as melhores expectativas para uma segunda edição. “Diversos expositores já estão fechando contrato conosco para o próximo ano”, comemora um dos organizadores, Júlio Vieira. O público, de cerca de 12 mil pessoas, foi satisfatório. “Nossa intenção não era atingir uma grande quantidade de consumidores finais, mas um público qualificado de profissionais da área e conseguimos este resultado”, ressalta Vieira.

Expositores trouxeram novidades para a mostra

Produtos diferenciados de delicatessen, bebidas e acessórios para cozinhas residenciais e industriais foram apresentados nos quatro dias de feira.

A Decanter, uma das maiores importadoras de vinhos finos do país lançou, durante a feira, as linhas Bossa e Lírica, da Vinícola Hermann, já conhecida por seus espumantes e que em um futuro próximo também terá vinhos tintos na produção. Assim como a Bossa Nova, que encantou o mundo com o ritmo tropical e único do país, a linha Bossa dá o tom, expressando a tipicidade e a qualidade de terroir brasileiro no universo dos vinhos. A linha é composta por espumantes Brut, Demi-Sec, Rosé e Moscatel. Já a Lírica, traz no aroma notas de frutas cítricas como a toranja e o limão siciliano, pontuada por aromas mais complexos de leveduras. Com espuma cremosa e integrada, o espumante desta linha é mais intenso e harmônico.

Parceira da Decanter, a Vinícola Quinta da Neve, pioneira na produção de vinhos finos em São Joaquim também apresenta seus produtos na mostra, como os vinhos Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay. A Vinícola Hermann une o conhecimento de mercado e a experiência adquirida pela família Hermann, proprietária da Decanter Importadora, e aposta na região sul do Brasil. Com vinhos de padrão elevado e custo atrativo, a família cuida desde 2009 de vinhedos que começaram a ser plantados em 2001 e já demonstram um excelente potencial, pronto para ser apreciado.

A Copa & Cia apresentou os diferentes tipos de materiais para jogos americanos, como trama sintética, polipropileno, courino, fibras naturais e vegetais e bambu, além dos tecidos 100% algodão e bordados. A empresa também oferece aventais, jogos americanos e luvas personalizadas para as empresas.

Os pratos prontos para o consumo com frutos do mar, como ostras gratinadas, mariscos, camarões e filé de peixe, foram a novidade da Ad Oceanum. Os pratos podem ser levados ao microondas ou forno elétrico.

Nesta mesma linha, a De Marseille apresentou na SC Gourmet as novas opções de salgados fritos congelados, prontos para o consumo. Coxinhas e bolinhas de queijo que podem ser levados diretamente ao microondas preservando características como sabor e aspecto crocante.

As vinícolas Pérgola e Zanotto trouxeram seus tradicionais sucos de uva. Além disso, distribuíram um CD com músicas adequadas para acompanhar cada tipo de vinho. O presente foi desenvolvido com base em pesquisa realizada por psicólogos, que afirma que tomar vinho enquanto se escuta um determinado tipo de música pode afetar a percepção da bebida.

A Cooperativa Apícola de Santa Catarina (Coopasc) levou à SC Gourmet diferentes tipos de mel saborizados com gengibre, romã, própolis, malva, entre outros ingredientes, além do lançamento que foi o mel orgânico. A cooperativa, sediada em Urubici (SC) possui 40 mil colméias orgânicas.

A Cooperativa Apícola Encosta da Serra trouxe mel orgânico e tradicional, todos com rastreabilidade, que é um sistema de controle do produto da produção à venda. É colocado um código em cada frasco. O consumidor acessa via internet o código e pode saber todos os detalhes do produto. Funciona como um importante selo de garantia de qualidade.

A novidade da vinícola Don Guerino para o Brasil foi o Moscato Giallo safra 2011, um vinho branco aromático, frutado e refrescante, com características tropicais, que agrada a todos os paladares, até mesmo de iniciantes no mundo do vinho. A vinícola é de Alto Feliz, na Serra Gaúcha.

A Cachaça Paranaense apresentou a exclusiva cachaça com uva Bernardo Milano, uma receita do avô do proprietário. Com produção limitada, a bebida respeita a sazonalidade da matéria prima, com processo de fabricação totalmente artesanal.
Copos que não viram ao cair são a novidade da Cristal Blumenau. Os produtos fazem parte da linha Bar Cave e possuem um design diferenciado. A empresa também levou ao SC Gourmet taças de espumante em estilo retrô e lançou no mercado a linha de taças para vinhos especiais.

A Company Embalagens, especializada em embalagens personalizadas para alimentos, mostrou toda a variedade de embalagens.

Os defumados da Marithimu´s também fizeram sucesso na mostra. São ostras, trutas mexilhões e salmão defumado em conserva, prontos para o consumo. Podem ser acompanhados de pão ou harmonizados com vinhos ou cervejas premium, bem como podem ser utilizados como ingrediente principal de deliciosas receitas.

Ostras, mexilhões, vôngoles e vieiras em diferentes formas (frescos ou prontos para gratinar) foram levados à mostra pela Fazenda Marinha Atlântico Sul, de Florianópolis. Entre os produtos destinados ao atacado destacam-se as ostras desconchadas ou em meia concha e vieiras em meia concha. Para o varejo são comercializados mexilhões e ostras prontos para gratinar ou desconchados.

A Tetra Representações mostrou sua linha de mobiliário para restaurantes, hotéis e panificadoras, além de equipamentos para cozinhas industriais. A empresa se responsabiliza por todo o processo, desde o projeto até a execução.

A Q-Sabor do Brasil veio de Londrina para mostrar as novidades em molhos, temperos e patês, como a berinjela escabeche ou com gorgonzola, patê de dois queijos com nozes, tempero pronto para cordeiro e molho de hortelã. A novidade que entra no mercado em agosto é a farinha para empanar que já vem temperada, dispensa o uso de tempero na carne e não suja o óleo de fritura.

Uma grande variedade de pães foi exposta pela Uniasselvi, que aproveitou a feira para divulgar os cursos de Gastronomia e de Cervejeiro. O público pode degustar pães de fermentação natural de cevada, pão de cacau, pão de cerveja e trufas francesas de chocolate.

A Spül Boy, empresa de São Cristóvão (RJ), apresentou o aparelho portátil para lavar copos. Produzido na Alemanha, é capaz de lavar 15 copos por minuto. Sustentável, o produto garante economia de 60% a 70% de água e não gasta energia, pois funciona através de pressão de água.

Quatro empresas de Pomerode também estiveram presentes para mostrar seus produtos. A Behling apresentou seus artigos de madeira, como os suportes para churrasco; a Juréia trouxe conservas; a Laticínios Pomerode mostrou os queijos fundidos, conhecidos por sua versão em bisnagas; e a Nugali, diferentes tipos de chocolate. As empresas vendem para a região Sul, Sudeste e outras cidades de regiões diferentes, mas pretendem abranger ainda mais localidades.

A Vinícola San Michele trouxe à Mostra sua linha de vinhos e sucos e lança a marca “Passione & Gusto”, com produtos da alta gastronomia, como os funghis desidratados importados da Itália. No Vale da Uva e do Vinho Goethe na SC Gourmet, uma variedade rara de uva chama atenção. É a Goethe, que possui difícil adaptação aos climas tradicionais e em Urussanga (SC) encontrou a combinação ideal de calor com poucos momentos de frio. Com mais de 100 anos de história, a uva Goethe traz o sobrenome do poeta alemão Johann Goethe, pois seu criador era fã do escritor.

Brasilberg e Underberg são os produtos destacados na feira pela Underberg do Brasil. Com o Brasilberg, bebida com ervas selecionadas da Amazônia e de outros lugares do mundo, é possível fazer o drink “Rio Negro”, oferecido para degustação no estande. Já o Underberg, produzido na Alemanha desde 1846, é um digestivo comprovado, pois estimula os sucos gástricos e a atividade intestinal.

Com receitas alemãs e americanas, a empresa Delikaten, de São Bento do Sul (SC), apresentou sabores exclusivos de doces caseiros como cookies e chocolates. Entre os produtos artesanais está o lançamento, um kit de chocolates sortidos 100% Belga.

As cachaçarias artesanais do Rio Grande do Sul apresentaram seus produtos e lançamentos pela marca Alambique Gaúcho. Com os destaques para as cachaças Weber Haus Reserva, que possui seis anos de envelhecimento em carvalho e bálsamo; e a Harmonie Schnaps, cachaça exclusiva envelhecida em quatro tipos de madeiras: carvalho, grápia, louro e cabreúva.
A empresa Flor de Cana, de Braço do Trombudo (SC), lançou na SC Gourmet a cachaça Premium e oferece personalização na embalagem como presente para o dia dos pais. A caixa que armazena a cachaça foi trazida da França especialmente para valorizar o produto.

As cachaçarias Casa Bucco, Re-Fazenda e Imperador também apresentaram seus produtos na SC Gourmet.
Propondo um novo design, Ariwa Exclusive, água mineral natural, apresentou uma embalagem higiênica que possui uma tecnologia de envasamento a vácuo. O produto não entra em contato com luz e ar, desta forma permanece fresca por mais tempo. O sistema Bag In Box também proporciona fácil manuseio.

A Ceraflame possui produtos em cerâmica resistentes a choques térmicos. As panelas têm tecnologia atóxica, não riscam e podem ser levadas direto ao fogo. As facas são até 60 vezes mais resistentes do que as comuns e os cortes mais precisos. Para o SC Gourmet, a empresa apresentou a nova linha de produtos, chamada Terrine, que possuem design arrojado e funcional.

A Chocolates Doce Beijo utiliza como base de todos os produtos chocolate belga. Uma das novidades foram os mais de 20 sabores de macarrons, os típicos doces franceses que estão fazendo a cabeça dos brasileiros. A importadora Stuttgart trouxe produtos exclusivos da Alemanha, como biscoitos de mel, cervejas e chocolates.

Outra novidade foi a Bottarga Gold, que produz o chamado “caviar brasileiro”, que é um caviar derivado da ova da tainha. O lançamento da empresa na SC Gourmet é o Grissini feito com a Bottarga em pó e ralada. São palitos de trigo e bottarga para serem servidos como aperitivo.

A Casa Valduga trouxe para a SC Gourmet o lançamento Maria Valduga, espumante brut elaborado pelo método champenoise – segundo a tradição da região de Champagne, na França. A vinícola também lança no evento o Suco Gastronômico, um suco de uva branco integral feito de uva moscato sem adição de açúcar, água ou conservantes.

Um dos destaques da mostra é a fabricante de queijos Gran Mestri. Entre os produtos que expõe na SC Gourmet, estão o Grana Nero e o Cuore. O primeiro é pioneiro no Brasil, com um tempo de maturação mínima de 18 meses. Possui um sabor bastante diferenciado, típico da Itália, e recebe uma película negra por fora. O Cuore é chamado o “filé mignon” do queijo. É embalado e comercializado apenas o miolo dos grandes queijos. Em decorrência do método de produção diferenciado, os queijos Gran Mestri têm 0% de lactose.

A Vinícola Pericó apresentou o recém-lançado e premiado Pericó Basalto 2008, Top Five na categoria Tintos do Novo Mundo na 3ª edição do Vitória ExpoVinhos-ES. Além deste lançamento, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%) cuidadosamente selecionadas, a Pericó levou para degustação na SC Gourmet seus principais produtos. Entre eles, destaque para o Basaltino Pinot Noir, os premiados Taipa Rosé e o espumante Cave Pericó Branco brut. A mostra foi uma ótima oportunidade para conhecer os detalhes sobre o “Icewine” brasileiro, o único, raro e inédito, colhido no amanhecer a -7,5º C do dia 04/06/2000.

As vinícolas Casa Pisani, Irmãos Felipe, Kranz, Monte Agudo, Quinta Santa Maria, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio, Suzin, Trevisol, Villa Prando e Villagio Grando também apresentaram seus vinhos e espumantes na SC Gourmet.

A Ki-Baguetti, uma das mais tradicionais padarias e confeitarias em Blumenau, foi responsável pelas atrações do lounge, um dos espaços da feira. No ambiente, visitantes e expositores degustaram produtos diferenciados, entre eles pães rústicos europeus e doces elaborados de acordo com a tradição portuguesa. O responsável pelo ambiente foi o chef Junior Ventura. O blumenauense foi criado em Portugal e possui conhecimentos nas áreas de gastronomia, confeitaria e técnicas decorativas. Passou por cursos em Portugal, Itália e Inglaterra.

A ABCS – Associação Brasileira de Criadores de Suínos, apresentou o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. O programa tem como objetivo o aprimoramento da atividade em todas as regiões brasileiras, buscando a consolidação de benefícios e a estabilidade econômica do setor.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: