Segundo dia do SC Gourmet apresenta novidades em diversos temas da gastronomia

Aulas-show com chefs renomados em culinária italiana, peixes e suínos, além de harmonizações, foram destaque no evento

No segundo dia da SC Gourmet – Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, nesta sexta-feira (22), o público presente pode participar de diferentes aulas-show e workshops. A chef Gabriela Mendes Cunha apresentou uma aula sobre peixes. Já o chef Nunno Carvalho ensinou pratos da cozinha italiana. O chef Alessandro Eller fechou a noite com uma aula-show sobre suínos. Todos os eventos contaram com harmonização de vinhos preparada pelo sommelier da Decanter, Igor Maia.

Durante toda a tarde também ocorrem palestras sobre os temas: Alimentos seguros e Ostras e Mexilhões. Para encerrar a noite a Pericó preparou uma palestra do presidente nacional da Federação Sommelier Internacional do Brasil e sommelier da Pericó, Jefferson Sancineto Nunes, seguida de harmonização entre diferentes vinhos e pratos. “Muitas vezes se vai para uma degustação só com vinhos e as pessoas esquecem que o vinho também é um alimento”, afirmou Nunes. Este foi o sexto evento do gênero promovido pela vinícola em Santa Catarina e o primeiro em Blumenau.

[photopress:_MG_0758.JPG,full,pp_image] Expositores

Além dos eventos paralelos, mais de 70 expositores participam da mostra, trazendo as principais novidades do mercado de delicatessen.

Um exemplo é a Chocolates Doce Beijo, que utiliza como base de todos os produtos chocolate belga. Uma das novidades são os mais de 20 sabores de macarrons, os típicos doces franceses que estão fazendo a cabeça dos brasileiros. A importadora Stuttgart trouxe produtos exclusivos da Alemanha, como biscoitos de mel, cervejas, vinhos e chocolates.

Outra novidade é a Bottarga Gold, que produz o chamado “caviar brasileiro”, que é um caviar derivado da ova da tainha. O lançamento da empresa na SC Gourmet é o Grissini feito com a Bottarga em pó e ralada. São palitos de trigo e Bottarga para serem servidos como aperitivo.

A Casa Valduga trouxe para a SC Gourmet o lançamento Maria Valduga, espumante brut elaborado pelo método champenoise – segundo a tradição da região de Champagne, na França. A vinícola também lança no evento o Suco Gastronômico, um suco de uva branco integral feito de uva moscato sem adição de açúcar, água ou conservantes.

A SC Gourmet
Desde sexta-feira (21) até domingo (24) profissionais e visitantes podem participar de exposições, palestras e workshops sobre temas variados. Destaca-se a presença dos chefs internacionais Emmanuel Bassoleil (França) e Heiko Grabolle (Alemanha). O primeiro ministrou aula-show na quinta-feira e o segundo fará sua apresentação no dia 23, às 20h.

Na programação de sábado ainda constam workshops e oficinas de sobremesas, cozinha do mar, e palestras sobre os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde e a cadeia produtiva do mel. O responsável pelas harmonizações das aulas-show será o renomado sommelier da Decanter Enoteca, Igor Maia. O profissional é reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers e pelo Wine Spirit Education Trust.

A mostra reúne produtores dos mais diferenciados tipos de queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geleias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil e exterior. Segundo um dos organizadores do evento, Develon da Rocha, a ideia é apresentar as novidades do mercado aos profissionais das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final.

No horário noturno a SC Gourmet estará aberta aos consumidores. Das 15h às 19h apenas profissionais com CNPJ terão acesso à mostra. As inscrições para participar do evento podem ser feitas no site http://www.scgourmet.com.br e para as oficinas e workshops pelo telefone (47)3222-0005, no Senac Bistrô, em Blumenau. A SC Gourmet conta com o suporte de importantes organizações, entre elas a Eletrosul e a SC Gás, além do SENAC/SC, apoiador pedagógico e patrocinador dos eventos enogastronômicos.

Confira aqui outros destaques do primeiro dia da SC Gourmet

SC Gourmet
Quando: 21 a 24 de julho

Horário: das 15h às 19h para profissionais e das 19h às 22h para consumidores

Local: Vila Germânica

Rua Alberto Stein, 199 – Bairro Velha – Blumenau/SC

Mais informações:
www.scgourmet.com.br

1 Comment

  1. sensacional,GOSTARIA DE TER IDO.MAS NAO DEU.MAS TO VENDO QUE FOI ESPETACULAR.BJS PAULA LABAKI

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: