Seminário discute educação e inovação no século XXI no SESI, em Blumenau

Nesta quinta-feira (18), o Espaço de Educação Maker do SESI Blumenau foi palco do seminário: Inovar para educar no século XXI. Integrando as atividades da FIESC, o evento abordou temas como a cultura maker, aprendizagem criativa, a visão empresarial relativa ao novo perfil de profissional, desenvolvimento de estratégias educacionais, o aprendizado “mão na massa”. A primeira conferência foi com o professor da Escola de Educação e do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Stanford (EUA), Paulo Blikstein, que falou sobre “O projeto FabLearn e a influência da cultura maker para a escola do século XXI”.
O vice-presidente Regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr., declarou que os assuntos debatidos são de extrema imporância para um modelo educacional que invista na criatividade. “O Espaço de Educação Maker do SESI Blumenau é algo que nos inspira”, declarou.
Para Blikstein, “é necessário existir equidade na educação, mesmo sem uniformidade. Para que, assim, todos possam ter a oportunidade de aprender igualmente”. O professor falou sobre as tecnologias para ensinar e as tecnologias para explorar, através da criatividade dos alunos. Além disso, ele ressaltou a importância da educação progressista para incentivar os alunos a fazer a cultura maker para escola do século 21. “É preciso incentivar o aluno a fazer, não somente participar da aula. Todas as escolas que possuem uma biblioteca podem ter robótica para oferecer aos alunos”, destacou Blikstein.
“A exploração tem não só o valor intrínseco das coisas, mas gera curiosidade para aprender melhor”, explicou o professor, acrescentando que “a criança deve se encontrar na escola, pois o importante sempre é o aluno aprender”.

Sobre o Espaço de Educação Maker
O primeiro Espaço de Educação Maker de Santa Catarina foi inaugurado no SESI Blumenau, entidade do Sistema FIESC, no dia 31 de março. Instalado em uma área de 1.200 m² no Complexo Esportivo Bernardo Werner (Complexo Esportivo do SESI), o espaço teve investimento de R$ 1,2 milhão e oferece os cursos: Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática (com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais), além da possibilidade de montar um programa que mais desafie o estudante.

255px_e591e110f44e679331031

 

DSCN1450_2

 

DSCN1460_2

 

DSCN1462_2

 

DSCN1467_2

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: