Seminário vai capacitar voluntários para atuar no Osblu

O evento será em Blumenau no dia 13 de novembro, na sede da Acib.

Ser cidadão é muito mais que votar e ter os direitos assegurados. É também participar de atividades que ajudam a construir uma sociedade melhor. Uma das maneiras de fazer isso é sendo um voluntário do Osblu, o Observatório Social de Blumenau, que tem como função o controle social do Poder Público.

A fim de aumentar o grupo de participantes em Blumenau, no dia 13 de novembro ocorre um seminário de capacitação de voluntários para atuar nas atividades de acompanhamento e fiscalização do Osblu. O evento será na sede da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), com a recepção a partir das 18h15, com um café de boas vindas. A programação, objetiva e dinâmica, envolve palestras e mini-workshops, conforme relação abaixo.

O presidente da entidade, Leomir Minozzo, explica que precisa de mais pessoas para colaborar nas atividades. “Passamos por uma fase de estruturação e nesse ano já conseguimos acompanhar de perto processos licitatórios e fazer cobranças e sugestões junto aos órgãos públicos a fim de garantir a transparência”, aponta Minozzo.

Depois da capacitação, os voluntários poderão acompanhar as licitações, bem como as análises jurídicas, além de monitor a compra de materiais, realização de obras e prestação de serviços pelos órgãos públicos. De acordo com Minozzo, os voluntários ainda poderão verificar o cumprimento dos aditivos contratuais, acompanhar os empenhos de pagamento e averiguar se os preços pagos pela prefeitura são compatíveis com o mercado.

O presidente do Osblu lembra que o voluntário atua de acordo com a disponibilidade de tempo. Outro item importante é que as atividades são coordenadas pela secretaria executiva da entidade e em nenhum momento o colaborador vai ter que se expor perante as autoridades. “Quando o voluntário que acompanha uma licitação, por exemplo, constata um problema, ele relata à coordenação para que esta tome a atitude necessária”, explica.

Os interessados em participar do curso, que é gratuito, podem entrar em contato com os dirigentes do Osblu pelo fone (47) 3326-1230, pelo e-mail blumenau@osbrasil.org.br ou pelo site www.osblu.org.br.

Programação

A programação está dividida em dois blocos. O primeiro tem como objetivo esclarecer a finalidade e o funcionamento do Osblu. Já o segundo, explanar sobre a atuação fiscalizadora do Observatório. Confira:

19h – Mini-workshop O Exercício da Cidadania Através da Fiscalização do Poder Público – Todos Nós Podemos e Devemos.
19h25 – Palestra O que é o Observatório Social.
19h50 – Palestra Observatório Social de Blumenau.
20h20 – Mini-workshop: O que fiscalizar?
20h50 – Exposição oral dialogada A Conduta do Voluntário.
21h20 – Mini-workshop O que eu vou observar?

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: