SESI Blumenau entrega primeiro Espaço de Educação Maker em Santa Catarina

O SESI Blumenau, entidade do Sistema FIESC, entregou, na última sexta-feira (31), o primeiro Espaço de Educação Maker de Santa Catarina. Instalado em uma área de 1.200 m² no Complexo Esportivo Bernardo Werner (Complexo Esportivo do SESI), em Blumenau/SC, o espaço teve investimento de R$ 1,2 milhão e oferece os cursos: Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática (com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais), além da possibilidade de montar um programa que mais desafie o estudante.

“Se desejamos ter uma sociedade mais inventiva, precisamos ter um modelo educacional que rompa com os paradigmas tradicionais de educação e invista em cursos que potencializem o exercício da criatividade, a partir da combinação de várias abordagens, com práticas e temáticas relacionadas ao trabalho e ao mercado”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante a solenidade de entrega do espaço.

“De acordo com estimativas do Fórum Econômico Mundial de 2016, 65% das crianças que estão, atualmente, no início de sua vida escolar, iniciarão sua vida profissional em cargos e funções de trabalho que ainda não existem. Alguns postos de trabalho atuais desaparecerão, e outros vão surgir”, citou Côrte, acrescentando que, já em 2020, mais de um terço das competências, hoje importantes, estarão obsoletas. “Com a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, teremos robôs avançados, meios de transporte autônomos, inteligência artificial, biotecnologia e estudos genômicos, progressos que hoje podem parecer de ficção, mas que estão em rápido desenvolvimento”, completou Côrte.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, falou sobre a mudança de paradigma da Educação Tradicional para a Educação Maker. “A Educação Maker garante o aprendizado ao observar e valorizar todo o processo, essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora, tornando o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem”, destacou, acrescentando ainda que o local será centro de referência para a ampliação dos outros espaços de Educação Maker do SESI, além de se constituir num centro disseminador desta pedagogia.

O diretor de operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, afirmou que a entidade, enquanto uma instituição da indústria, deve ter na sua gênese questões que propiciem ao empresariado desenvolver uma indústria cada vez mais produtiva e competitiva. “Isso não se faz sem uma educação de vanguarda, onde desde cedo consigamos fazer com que esses jovens tenham interesse nas áreas de ciências, tecnologias, engenharia e matemática”, afirmou Siqueira.

Para o secretário de Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, “é por conta de ações dessa natureza, dentro do Movimento Santa Catarina pela Educação, que o Estado está dando um salto impressionante de qualidade da educação”.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, afirmou que o município e a região do Vale do Itajaí buscam trabalhar uma nova agenda de desenvolvimento econômico. “O Espaço de Educação Maker do SESI fará toda a diferença nesse sentido, por meio da conexão entre a geração que está surgindo e as boas e importantes oportunidades junto ao mercado de trabalho”, concluiu.

O senador federal Dalírio Beber falou sobre a atuação destaque na área da educação de José Vieira Côrte – pai de Glauco José Côrte, e sobre as perspectivas para o futuro. “Devemos trabalhar para que as próximas gerações tenham condição de vida ainda melhor. Isso será possível graças a ações como esta da FIESC”, disse Beber.

Espaço de Educação Maker do SESI
O espaço integra atividades em cinco cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. Não existem salas de aulas com espaço físico delimitado, nem quadro negro ou mesas individuais. No espaço, todos os estudantes estão livres para utilizar os recursos disponíveis e transitar, interagindo com seus orientadores.

Crianças e jovens, de sete a 18 anos, terão a oportunidade de elaborar projetos com soluções criativas e inovadoras para problemas atuais e futuros. Os participantes terão acesso a equipamentos diversos, dos mais simples aos mais sofisticados, como placas eletrônicas, arduinos, rasperry pi, impressoras 3D e drones, para promover a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Os cursos têm duração de cinco meses, com horas/aula semanais. O SENAI atua da mesma forma, com atuação voltada para a educação profissional. Seu primeiro laboratório aberto foi inaugurado em Tubarão.

Atividades paralelas
Dentro da programação de inauguração do Espaço Maker, no sábado (01), o SESI promoveu, em parceria com o Canal Futura, o talk show “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”. A mediação foi do especialista em economia criativa e fundador da MobContent, Marcos Ferreira, além da presença da pedagoga Kitta Eitler, de especialistas da área de educação do SESI e  de estudantes do espaço.

Ainda no sábado, também aconteceu a Maratona Maker, que teve participação de cerca de 60 alunos da rede pública municipal e estadual e alunos do Espaço Maker do SESI. Inspirado nos Hackthons – onde os jovens mostram-se receptivos à resolução de problemas cotidianos -, a maratona proporcionou aos participantes o desenvolvimento de ideias e a construção de protótipos e projetos com o tema “Cidade para Todos”.

580px_e58e2b2cc12280901936

Presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na solenidade de inauguração

580px_e58e2b2e96fdac902905

Superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, na inauguração do espaço

580px_e58e2b30e5a4f2902942

580px_e58e2b32b8c9a0902911

580px_e58e2b33d394be903929

Presidente da FIESC, Glauco José Côrte, visita Espaço de Educação Maker do SESI, no dia da entrega do espaço

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: