SESI Blumenau inaugura primeiro Espaço de Educação Maker de SC

O SESI Blumenau, entidade do Sistema FIESC, inaugura no dia 31 de março, às 16h, o primeiro Espaço de Educação Maker de Santa Catarina, no Complexo Esportivo do SESI – em Blumenau/SC. Trata-se de um espaço que integra atividades em quatro cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo, onde crianças e jovens elaboram projetos que propõem soluções criativas e inovadoras para problemas da sociedade contemporânea e do futuro que, rapidamente, se tornam presente.

Essa é uma grande iniciativa para o domínio das novas tecnologias, em que os participantes, com acesso a equipamentos, dos mais simples aos mais modernos e sofisticados – como placas eletrônicas, arduinos, rasperry pi, impressoras 3D e drones -, promovem a ampliação do conhecimento e desenvolvem suas habilidades relacionadas a competências indispensáveis à nova sociedade que se constitui.

“É uma mudança de paradigma da educação tradicional para a educação maker, cujo olhar sobre todo o processo de construção do conhecimento é essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora”, explica a diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila de Carvalho, informando que, a proposta tem como principal foco o desenvolvimento das competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas.

São 1.200 m2 e inúmeros recursos para uma abordagem moderna de conteúdos, em um modelo contemporâneo de educação inspirado em exemplos que deram certo ao redor do mundo, como o Movimento Maker, a metodologia de ensino STEAM e os Fab Labs. Não há salas de aula, nem quadro negro. No espaço integrado, os participantes podem usar todos os recursos, transitar por todo o espaço, em interação total entre eles e orientadores.

Com investimento em torno de R$ 1,2 milhão, valor utilizado na recuperação da estrutura física, aquisição do mobiliário – que segue o conceito maker -, e nos recursos apropriados à proposta, o espaço oferecerá os cursos: Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática – com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais.

Inspirado nas tendências contemporâneas que visam contribuir com a melhoria da educação e da qualificação do mundo do trabalho, o espaço será centro de referência e formação para a ampliação dos outros espaços de Educação Maker do SESI a serem implantados nas demais regionais do Estado.

Saiba mais
Público-alvo: estudantes de 07 a 18 anos, dependentes da indústria e comunidade em geral.
Proposta pedagógica: cursos com 80 horas, organizados em: Projeto programado (tema pré-definido, por área); Projeto emergente (tema proposto pelos participantes, por área); Projeto integrado (tema com integração entre diferentes áreas).

Veja o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=Wirs5xV-CfU&feature=youtu.be

Serviço
O quê: Inauguração do Espaço de Educação Maker do SESI
Quando: Dia 31 de Março de 2017
Horário: Às 16h
Onde: Complexo Esportivo do SESI (Rua Itajaí, nº 3434, Vorstadt – Blumenau/SC)

579px_e58d57a671a496873731

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: