SESI contribui para a segurança e saúde do trabalhador da indústria

Serviços oferecidos garantem o aumento da produtividade, redução de gastos com acidentes e doenças do trabalho e assistência à saúde.

Santa Catarina possui um importante parque industrial, ocupando posição de destaque no Brasil. A indústria de transformação do estado, de acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina, a FIESC, é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Os segmentos de artigos do vestuário e alimentar são os que mais empregam, seguindo-se o de artigos têxteis.

Para garantir o bem estar dos colaboradores e um ambiente Sesi_Fiesc_pngde trabalho seguro são necessárias diversas medidas. Por isso, o Serviço Social da Indústria (SESI), que é uma entidade da FIESC, tem uma forte atuação na área de saúde e segurança no trabalho. A diretora regional do SESI em Blumenau, Dalila Mendonça de Carvalho, explica que há um conjunto de soluções que visam reduzir os riscos de ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.  Além disso, há a preocupação em promover a melhoria do ambiente de trabalho.

De acordo com Dalila, o SESI oferece atendimentos em saúde ocupacional, assessoria em segurança do trabalho, ergonomia, avaliações e ações educativas. A diretora explica que há os serviços de laudos técnicos para verificação de condições insalubres e periculosas, assessoria técnica, exames complementares (audiometria, espirometria e eletrocardiograma), análise ergonômica do trabalho e ainda curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Além disso, o SESI atua com serviços da linha Vida Saudável a fim de promover a diminuição do absenteísmo. A coordenadora de Promoção da Saúde e Bem Estar, Moira Yaskara Maders, lembra que no complexo esportivo do SESI, por exemplo, são disponibilizadas aulas de hidroginástica e natação para os trabalhadores da indústria. “As atividades são supervisionadas e acontecem no período da tarde por um preço acessível”, diz Moira. Há ainda o clube da atividade física, que oferece assessoria esportiva especializada em corrida e caminhada para empresas.

Outro serviço é a clínica médica do SESI, que fica na rua Ângelo Dias, no centro de Blumenau. Reconhecida como uma policlínica voltada para as necessidades do trabalhador da indústria e à comunidade, o espaço oferece serviços de medicina e odontologia. “Nas especialidades médicas há ortopedista, ginecologista, otorrinolaringologista e clínico geral”, complementa Moira.

O vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr. lembra que os resultados para indústria são muitos e vão além do cumprimento da legislação. “Os serviços do SESI, se aproveitados pela indústria e seus dependentes, garantem o aumento da produtividade, a redução de gastos com acidentes e doenças do trabalho, o absenteísmo e assistência à saúde”, afirma Baumgarten Jr.

SESI

O SESI, em Blumenau, fica na rua Itajaí, 3.434, Vorstadt. O telefone de contato da unidade é (47) 3231-5200.

Complexo Esportivo

Para saber os horários das atividades que ocorrem no complexo esportivo e como se inscrever, basta entrar em contato pelo fone 3231-5200. Neste número também é possível obter informações sobre o clube da atividade física e valores.

Clinica Médica do SESI

A clínica é aberta para atendimento de segunda à sexta feira, das 7h às 21h. O objetivo é prestar serviço médico assistencial, em caráter eletivo, focado na qualidade de atendimento ao cliente, qualidade técnica e preço acessível à população. O serviço é oferecido aos trabalhadores da indústria e dependentes e à comunidade. A clínica fica na rua Ângelo Dias, 72, Centro – Blumenau

A policlínica oferece serviços de medicina e odontologia e possui especialidades médicas em ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia e clínico geral.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: