SESI e SENAI realizam atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola

O SESI e o SENAI, entidades do Sistema FIESC, realizam diversas atividades em comemoração ao Dia da Família na Escola. Várias ações estão sendo desenvolvidas desde segunda-feira, dia 03, e seguem até o próximo sábado, 08, Dia da Família na Escola. É o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S unificam uma programação para atrair as famílias. A iniciativa é do Movimento Santa Catarina pela Educação.

“Sábado será um grande dia. Esperamos que todos os catarinenses – os pais e seus filhos – compareçam às escolas onde os filhos estudam”, observa o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A atividade está prevista no calendário da rede estadual de ensino e tem o objetivo de estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo o dia é dia da família na escola”, afirma Côrte.

Movimento Santa Catarina pela Educação
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

Os principais desafios do movimento são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024, além de formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO
No Vale do Itajaí, várias atividades estão programadas nas unidades do SESI e SENAI. Confira abaixo:

Em Blumenau
– SESI: Palestra sobre consumismo humano; Palestra sobre a sustentabilidade e os recursos naturais; Oficina Espaço Maker; Oficina de Escrita 3D; Oficina de leitura com empréstimo de livros; Oficina de práticas esportivas; Oficina com jogos SESI Matemática; Oficina com AutoLabor Ciências, Química e Física; Exposição de Trabalhos produzidos pelos alunos; Exposição de Fotos com registros do dia a dia na sala de aula; Oficinas de confecção de brinquedos, ex: piscina de bolinha, prateleiras para estação do supermercado, cabanas; Aferição de pressão arterial; Automaquiagem; Apresentação do simulador de envelhecimento; Contação de histórias; Oficina – Vivências Pais e Filhos – Aula de alfabetização compartilhada.

– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Customização de Roupas; Oficina de Costura – Costurando um Estojo Escolar; Oficina de Mecânica Básica de Automóveis; Oficina de Pequenos Reparos Residenciais; Oficina de Confeitaria – Cupcakes; Oficina de Panificação – Grissinis e Patês; Oficina de Química – Fabricação Sabão; Oficina – Peças na impressora 3D; Oficina de Robótica; Oficina de Desenho de Moda; Área de Recreação para menores de 10 anos, com as seguintes atividades: Pintura Facial, Origami, Xadrez, Contação de histórias, desenhos e pinturas em desenhos, jogos e brincadeiras; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com Cinema.

Em Timbó
– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Costura – Costurando frasqueiras; Oficina de informática – Edição e Montagem de fotos; Oficina de Elétrica – Instalação de lâmpadas (tubolar/LED): Palestra e prática; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com Cinema.

– SESI: Robótica, SESI Ciências; café cultural; contação de histórias e pintura facial; campanha do agasalho e campanha do lacre solidário; palestra da ECO: família x trabalho.

Em Indaial
– SESI: Robótica e SESI Ciências; café cultural; contação de histórias e pintura facial; campanha do agasalho e campanha do lacre solidário; palestra com o secretário de Educação de Indaial.

– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Sachês Perfumados em tecido; Oficina de Aplicação de Técnica Manual de Estamparia em tecidos; Sorteio de ovos de Páscoa feito pelos alunos do Curso de Confeitaria Fina; Área de Recreação para crianças menores de 13 anos com: Contação de Histórias, Pintura Facial e Cabine fotográfica.

Em Pomerode
– SENAI: Abertura com a direção e palestra: “Partilhando DNAs” com o psicólogo Marcelo Campos, via hangout, sendo transmitida pela Unidade de Blumenau para as Unidades de Indaial, Timbó e Pomerode; Oficina de Costura – Costurando embalagens de Páscoa; Oficina de Mecânica – Furação e Corte na Usinagem; Oficina de Elétrica – Ligação de lâmpadas em série e paralelo; Área de Recreação para crianças entre 10 e 13 anos com CINEMA e Jogos de Tabuleiro; Área de Recreação para crianças menores de 10 anos com: Contação de Histórias, Pintura Facial e Pinturas em desenhos.

No Estado
Mais de 800 mil pessoas, entre parentes e estudantes da rede pública estadual e do Sistema S, devem participar da edição deste ano do Dia da Família na Escola, em todo o Estado.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

580px_e58e561ebd0eeb9371019

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

580px_e58e5623a488729381038

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

580px_e58e5629a78e609391014

Atividades realizadas nesta quarta-feira (05) em uma escola de Blumenau

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: