SESI e Simmmeb promovem palestra que debate a importância de investimentos na Saúde e Segurança no Trabalho

Para debater o tema Saúde e Segurança no Trabalho, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb), promoveu a palestra “Qual o impacto do FAP na Saúde de sua Empresa”. A palestra aconteceu no Complexo Esportivo do SESI de Blumenau na manhã desta terça-feira (19) e também em Timbó na noite de segunda-feira (18) e foi ministrada por Gustavo Nicolai, especialista em medicina do trabalho e coordenador de Saúde e Segurança no Trabalho do Departamento Nacional do SESI. O evento faz parte da programação especial em comemoração aos 30 anos do Complexo Esportivo Bernardo Werner.

Para o presidente do Simmmeb, Hans Bethe, a importância deste evento se dá ao promover uma reflexão sobre o tema. “Precisamos refletir sobre como os investimentos em saúde e segurança podem beneficiar, a longo prazo, as empresas e seus colaboradores”, destaca. Segundo o vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr, fazer a gestão e investir em saúde e segurança é determinante para a competitividade das empresas. “Esperamos que encontros como este sejam usados como fonte de informação para que as nossas indústrias consigam trazer uma economia para os seus negócios em relação à área de saúde e segurança”, comenta.

Durante a palestra, Nicolai explicou detalhadamente os impactos para os custos das empresas com a criação do Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e a revisão dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), que compõem o novo Seguro Acidente do Trabalho (SAT). Apesar dos custos que os novos cálculos podem trazer para as empresas, Nicolai, explicou que, por outro lado, com investimentos em saúde e segurança é possível economizar. “Em tempos de FAP, um acidente de trabalho ou afastamento custa muito à empresa. Por este motivo, investir em saúde e segurança no trabalho é tão importante para as empresas, que precisam entender que no momento se admite um trabalhador é preciso acolhê-lo. Sem cuidados nessa área, certamente as indústrias perderão dinheiro”, afirma Nicolai.

30 anos do Complexo Esportivo

Desde o início de julho, a equipe do SESI está realizando diversas atividades para marcar o mês de aniversário de 30 anos do Complexo Esportivo do SESI em Blumenau. Para a diretora regional SESI Vale do Itajaí, Dalila de Carvalho, durante essas três décadas, o Complexo Esportivo do SESI vem se mostrando de grande importância para Blumenau e região por oferecer um espaço de referência para prática de diversas modalidades esportivas, o que possibilita a realização de eventos esportivos de abrangência nacional e internacional. “Além disso, o completo é frequentado, diariamente, por mais de mil pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida e hábitos mais saudáveis”, ressalta Dalila.

Atualmente, o local oferece completa estrutura de academia, lazer, além da prática de diversas modalidades esportivas e paradesportivas, como futebol, atletismo, ginástica artística, badminton, voleibol, basquetebol, handebol, rúgbi, natação, entre outras.

sesi

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: