Sesi Educação promove atividades para o Dia Internacional da Síndrome de Down

Ao longo dessa e da próxima semana acontecem palestras e atividades que visam à conscientização e valorização das pessoas.

Amanhã, 21, é marcado como o Dia Internacional da Síndrome de Down. O Movimento Down estima que um a cada 700 bebês que nascem tenham Down. A síndrome, conhecida também por trissomia do cromossomo 21, caracteriza-se por uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21.

Apesar dessa alteração, uma pessoa portadora da síndrome tem condições de realizar diversas atividades e levar uma vida comum como a de qualquer outro cidadão, como estudar e trabalhar. Por isso, é importante que a criança tenha os acompanhamentos necessários. Em Blumenau, o Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), tem o Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria, gratuito a toda a comunidade, que promove a Educação Inclusiva e oferece capacitação às pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual.

A Diretora Regional do Sesi em Blumenau, Dalila Carvalho, explica que o Sesi oferece atividades relacionadas à escolarização e à capacitação profissional, além de promover a sensibilização e mobilização sobre Down. “Para 2015 estamos oferecendo 120 vagas na Educação Inclusiva, que faz parte do Programa de Inclusão. Em geral, nossas vagas são para os trabalhadores da indústria, mas, nesse caso, as atividades são direcionadas também a comunidade”, explica Dalila. Do total de vagas, 95 já estão preenchidas.

As atividades são realizadas na unidade do Sesi Educação, que fica na Alameda Rio Branco. O espaço privilegia o acesso das pessoas com deficiência ao ambiente educacional. Além disso, as estruturas físicas são adequadas, os suportes tecnológicos são compatíveis com o processo de comunicação interpessoal e a equipe profissional é altamente qualificada. Dalila explica que há os cursos de Preparação para o Mercado de Trabalho e Arteterapia, que desenvolvem competências e habilidades necessárias e resgatam a autoestima e cidadania. “O Sesi oferece ainda o curso de Educação Básica, que tem como objetivo elevar a escolaridade das pessoas com deficiência. A ideia é incluir os participantes no trabalho de forma autônoma e competente”, afirma a Diretora.

O Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria é aberto à comunidade. Podem participar pessoas a partir dos 15 anos de idade. Os interessados em participar do programa podem obter mais informações pelo fone (47) 3322-7878 ou diretamente no Sesi Educação, que fica na Alameda Rio Branco, 521, Centro – Blumenau.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: