Setor de TI investe em benefícios para atrair e manter mão de obra

Em um mercado onde a mão de obra qualificada é concorrida, oferecer só o salário competitivo não é suficiente. Empresa de Blumenau inova e oferece suporte psicossocial como diferencial entre os benefícios disponíveis aos colaboradores.

Nas pesquisas sobre emprego, o IBGE registrou recentemente que o setor de TI sofreu um aumento de 40% no número de vagas nos últimos três anos, devido não apenas à expansão econômica e ao uso da tecnologia, como também ao crescimento da exportação de serviços tecnológicos. Só em Blumenau são mais de 500 empresas de informática para uma população de pouco mais de 300 mil habitantes. Dentro deste cenário positivo, as empresas de TI têm um grande desafio a sua frente: conquistar e fidelizar seus colaboradores, em um mercado onde a mão de obra especializada é essencial e muito disputada pelas empresas contratantes.

Para vencer a concorrência, atraindo os melhores profissionais para a sua equipe, a HBSIS, empresa blumenauense desenvolvedora de soluções corporativas na área de TI, coloca o bem-estar do colaborador como pauta permanente de seus negócios. Um dos focos de atuação da empresa neste sentido é a atenção psicossocial, uma vez que com a pressão do mercado de TI, os profissionais de tecnologia estão entre os que mais sofrem de estresse ocupacional.

Para estimular o equilíbrio e a saúde emocional dos colaboradores, a HBSIS mantém desde maio um convênio com a Setting Psicoterapias, empresa especializada na assistência e no ensino em saúde mental. “O convênio foi firmado com o intuito de facilitar o acesso ao cuidado emocional das pessoas, estimulando valores do ser humano, como a ética, o compromisso, a eficácia, a agilidade, a disciplina e a aprendizagem”, explica a supervisora de Recursos Humanos da HBSIS, Ximena Luengo. Segundo ela, a área de saúde mental ainda é bastante desconhecida, porém de suma importância; foi por este motivo que a HBSIS decidiu firmar esta parceria e facilitar o acesso dos colaboradores à psicoterapia.

O primeiro passo foi apresentar a psicóloga Maria Julia Zimmermann, que fez uma palestra sobre psicologia e psicoterapia na HBSIS. A apresentação abriu o relacionamento e proporcionou proximidade entre a profissional e os colaboradores da empresa. “Dessa forma, os interessados tem liberdade para tomar a iniciativa e procurar a clínica”, justifica Ximena.

A empresa também estimula a busca constante de aprimoramento e reformulou sua Política de Auxílio Educação, que hoje contempla graduação, pós-graduação e certificações da área de TI. “Com base na política sustentável, é possível beneficiar hoje mais de 40 colaboradores, cerca de 25% do quadro total, que buscam a constante evolução de seus conhecimentos e amadurecimento profissional”, destaca Ximena com entusiasmo.

Nesta mesma linha, estão os convênios com escolas de idiomas e a manutenção da biblioteca da HBSIS que disponibiliza apostilas, livros e revistas aos que estão sempre atentos às novas informações.

Além disso, a HBSIS oferece benefícios básicos de plano de saúde e alimentação, sem desconto, nem coparticipação, e investe na saúde dos colaboradores na empresa. Três vezes por semana, todos praticam a Ginástica Laboral em suas próprias salas de trabalho. A atividade, que já dura três anos, é coordenada por profissionais de fisioterapia da Longlife. “As paradas para a Ginástica Laboral são bem variadas para que não caiam na rotina e sempre contemplam aquecimento, alongamento e relaxamento”, explica a supervisora de RH.

A HBSIS

Pensar a tecnologia dentro da realidade de cada cliente, atender suas necessidades e particularidades. Este é o desafio que a HBSIS se propõem todos os dias, a cada projeto. Para cada necessidade, a empresa apresenta uma forma diferenciada de atuação. São diversas opções de serviços, que se adaptam ao atual cenário de rápidas mudanças, garantindo integração entre as áreas de negócio dos clientes:

• Outsourcing de Service Desk

• Outsourcing de Desenvolvimento de Sistemas

• Desenvolvimento Sob Demanda

• Gestão de Projetos de TI

• Consultoria de Processos

• Soluções de Gestão

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: