Sincor-SC: 50 anos de história e conquistas

O Sincor-SC (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Santa Catarina) completa neste mês de junho seu cinquentenário. Para celebrar os 50 anos de conquistas dos corretores de seguros, promove uma solenidade especial, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, nesta quinta-feira, dia 30 de junho.

Quando a entidade foi fundada, por volta de 1960, a profissão ainda não era regulamentada. Na época, jovens corretores começaram a se organizar na cidade de Itajaí (SC), liderados por Carlos Fernando Priess, que logo se tornou o primeiro presidente do Sincor-SC. Priess sempre atuou para bem da comunidade e foi responsável pela criação do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, a primeira instituição de ensino gratuita de Itajaí.

Pouco tempo depois, diante da manifestação de profissionais de outras regiões, o sindicato foi estadualizado e transferido para a cidade de Blumenau. José Alberto Krueger foi o segundo presidente do Sincor-SC e responsável por essa mudança e pelo elo entre corretores e o registro junto à Susep (Superintendência de Seguros Privados).

No terceiro mandato, quem esteve à frente do sindicato foi o Bertoldo Neitzel, já falecido. Neitzel foi parte importante da história da entidade. Trabalhou na organização das contas e dos poucos associados que o Sincor-SC possuía na época. Foi considerado empreendedor pioneiro na área de seguros, difundindo as atividades por todo o Estado.

Guido Magnani assumiu a presidência em 1970 e teve destacada atuação na fundação da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros). O profissional contribuiu para elevar a categoria a nível nacional. Em seguida, quem tomou posse foi Anisio Rausch, já falecido, que manteve a categoria dos corretores na busca de espaço no mercado. No final da década de 80, Claudio Simão assumiu a direção do Sincor-SC e promoveu a aquisição da primeira sede própria. Simão atuou na profissionalização dos profissionais, por meio de congressos e simpósios no Estado e no país.

O sindicato tem papel fundamental na evolução do trabalho dos corretores, atuando na capacitação da categoria, com cursos, palestras e eventos promovidos em várias cidades do estado. Também contribui com a sociedade, promovendo projetos sociais, a exemplo do Futuro Seguro, que leva literatura a crianças carentes. “Se hoje o corretor de seguros possui uma história consolidada no mercado, isso se deve ao trabalho realizado pela entidade. Nos últimos 50 anos, buscamos fortalecer as atividades dos corretores, por meio da qualificação e defesa dos interesses da classe”, afirma Odair Roders, atual presidente do Sincor-SC

Entre as inúmeras conquistas durante os 50 anos de história do Sincor-SC, destacam-se a criação da Credicor – Cooperativa de Crédito; a valorização do profissional por meio de intensas campanhas de marketing; e a criação do código de ética. Também recentemente o Sincor-SC passou a ocupar sua nova sede, uma estrutura moderna e capaz de atender às necessidades dos associados.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: