Sócia da Presse conhece trabalho de comunicação da HWK na Alemanha

A sócia da Presse Comunicação Empresarial, Cristiane Soethe, aproveitou a viagem de férias e estudos em Munique (Alemanha), para visitar a Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera (Handwerkskammer für München und Oberbayern – HWK). A instituição possui parceria com a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) por meio da Fundação Empreender, que leva a metodologia dos Núcleos Setoriais da Alemanha para o Brasil.

O assessor de imprensa da HWK, Jens Christopher Ulrich apresentou todo o trabalho desenvolvido no relacionamento com a imprensa e com os associados, por meio do website da associação e um jornal impresso semanal. Cristiane explicou como é feito o trabalho para a Associação Empresarial de Blumenau e a Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha em Santa Catarina, que são atendidas pela Presse e possuem semelhança com as atividades da HWK.

A responsável pela área de comunicação, Sandra Schwab, comentou sobre a dificuldade de atrair jovens para os cursos técnicos e profissionalizantes e apresentou as novas campanhas de marketing direcionadas a esse público. Sandra também detalhou todo o processo de criação da nova identidade visual da HWK.

A entidade agrupa todas as empresas nas áreas de comércio e prestação de serviços na Alemanha e é dividida por regiões. Além da formação profissional, oferece assessorias em diversas áreas e apoio na criação de novas empresas. Na região de Munique e Alta Baviera são 78 mil empresas associadas. Em 2011 24,2 mil pessoas concluíram cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pela instituição.

Sylvio Zimmermann Neto, Cristiane Soethe e Sandra Schwab.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: