Tecnologia do comércio eletrônico pode aumentar as vendas do varejo físico

hokt

 

As projeções para o Natal 2015 não são das mais otimistas para o varejo tradicional. Inflação, dólar em alta e desemprego estão entre os fatores que devem resultar em queda de 4,1% nas vendas com relação a 2014. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por outro lado, no e-commerce, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm) prevê crescimento de 18% das vendas neste Natal.

Alguns fatores que promovem o sucesso do varejo on-line são o sistema de recomendação, que personalizam a experiência do usuário com o site ou e-commerce; a assertividade em oferecer o que o cliente procura ou gosta; e a comunicação eficiente com o consumidor, com descrições detalhadas dos produtos, exposição clara dos preços e formas de pagamento, por exemplo.

A partir de agora, toda essa inteligência do e-commerce pode ser aplicada às lojas físicas. Essa é a promessa do aplicativo Hoket, desenvolvido pela Appromo, uma das empresas selecionadas no primeiro edital do Inove Senior, um programa de aceleração corporativa idealizado pela Senior Sistemas.

Utilizando a geolocalização dos usuários de tablets e smartphones, o Hoket estimula o relacionamento das marcas com os clientes, por meio do envio de promoções personalizadas de acordo com os gostos e preferências dos consumidores. “O aplicativo permite a comunicação com os clientes enquanto eles estão fisicamente próximos do ponto de venda ou estabelecimento comercial, estimulando uma troca de dados e o desenvolvimento de ações que antes só eram possíveis no e-commerce, como o remarketing”, explica Ana Locks, CEO da Appromo.

O projeto está em fase piloto em Blumenau, com associados e dependentes da Associação Desportiva e Recreativa (ADR) da Senior e estabelecimentos que mantêm convênios com a entidade, como pizzarias, academias e escolas de idiomas. O Chef Waldemar é uma delas. A empresa é especializada em delivery (tele-entrega) e já apresenta resultados positivos com o uso do aplicativo.

Segundo Ana, o Chef Waldemar disponibilizou no Hoket as vantagens que já oferecia ao convênio ADR Senior. “Muitos dos colaboradores associados não lembram de todas as vantagens que estão disponíveis para eles porque a ADR Senior tem muitos convênios, e por meio do aplicativo, é fácil saber quem está oferecendo vantagens para eles. No Chef Waldemar, por exemplo, temos como resultado do piloto em Blumenau um importante aumento na conversão dos associados. Mostrando que esta é uma forma mais eficaz de saber quais as vantagens que as empresas estão oferecendo para eles”, aponta.

 

Como funciona

Com o Hoket, o usuário segue as marcas que mais gosta e recebe promoções dos seus produtos favoritos no momento em que está fisicamente próximo do estabelecimento. O lojista, por outro lado, consegue acompanhar e entender melhor as preferências de cada cliente, podendo desenvolver ações personalizadas e em tempo real para cada um. “É o que o comércio eletrônico faz há anos, mas a maioria das lojas físicas não tinha tecnologia para desenvolver”, explica Ana.

O Hoket é composto por três frentes: o aplicativo, beacons e um painel de indicadores. O aplicativo mobile é o ponto de contato do cliente com as marcas, user friendly e otimizado para melhorar a experiência do usuário dentro e fora dos estabelecimentos.

Os Hoket Beacons são aparelhos que possibilitam a comunicação indoor, funcionando por proximidade. Eles registram a presença dos usuários e transmitem esses dados para o aplicativo, que, então, identifica o usuário e se comunica com ele.

 

Já o Hoket Sis é um dashboard, ou seja, um painel destinado aos lojistas, que apresenta de maneira visual o detalhamento das informações e métricas relevantes ao uso do aplicativo e de informações coletadas com a interação do cliente com a marca.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: